Quarta-feira, dia 24/04/2024, 25 anos depois de sua última apresentação solo na capital paranaense, tivemos novamente a oportunidade de presenciar algo fora da curva.

O show do Bruce Dickinson na Live Curitiba foi o início da turnê do seu novo álbum solo “The Mandrake Project” em terras brasileiras, e que início!

Um show eletrizante do início ao fim, Bruce estava como sempre, muito à vontade, correndo, pulando, interagindo com o público e presenteou todos com um setlist bem elaborado, executando músicas dos álbuns Accident of Birth, Balls to Picasso, The Chemical Wedding, Tyranny of Souls e The Mandrake Project.

A última vez que Bruce se apresentou em Curitiba em carreira solo, foi em 1999 com a turnê do álbum The Chemical Wedding.

Por volta 21h10 a introdução do show começa a tocar e já de cara começa com “Accident of Birth” e a banda “The House Band of Hell” que acompanha Bruce na turnê já prova de início que estão afiadíssimos e muito entrosados! A banda é composta por Dave Moreno (bateria), Mistheria (teclados), Tanya O’Callaghan (baixo), Philip Näslund (guitarra) e Chris Declercq (guitarra).

O público também fez sua parte e cantou a primeira música do início ao fim, enfim, já estava certo que a noite seria inesquecível para os fãs, banda e Bruce.

Na sequência foi tocada Abduction, do álbum “Tyranny of Souls”, e depois, do álbum “Balls to Picasso” foi apresentada Laughing in the Hiding Bush. Era chegada a hora de “Afterglow of Ragnarok”, primeiro single do “The Mandrake Project” que foi muito bem recebida pelo público, após Bruce conversa com a platéia, fala de suas aventuras na capital paranaense, que duelou esgrima, bebeu a nova cerveja em parceria com a cervejaria Bodebrown (Mandrake Jambu Ale), pilotou uma motocicleta, e ainda recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba.

Depois, a clássica “Chemical Wedding” foi cantada em uníssono pela platéia, o show seguia perfeito, som, iluminação, banda e a voz incomparável do Mr. Dickinson, provando mais uma vez que idade é só um número, o cara está em excelente forma.

Bruce apresenta então mais uma música do novo álbum, “Many Doors to Hell”, logo depois vem a clássica “Tears of the Dragon”, que fez a Live Curitiba inteira cantar junto.

Continuando o show, mais duas músicas do The Mandrake Project, “Ressurrection Man” e “Rain on the Graves”, fechando a participação do novo álbum com 4 músicas no setlist, “Frankestein” (cover do The Edgar Winter Group), música instrumental, Bruce mostrou seu talento como percussionista.

A música que veio em seguida foi “Gods of War” do álbum “Balls to Picasso”, com uma letra profunda que fala sobre guerra, enquanto a música era executada, no telão passavam cenas da Guerra na Bósnia, conflito que ocorreu nos anos 90, cenas bastante marcantes de Sarajevo.

“The Alchemist” foi um dos ápices do show, música do excelente álbum “The Chemical Wedding”, e para finalizar a primeira parte do setlist, “The Dark Side of Aquarius”.

Após alguns minutos, Bruce e The House Band of Hell retornam ao palco e Bruce fala que a próxima música havia sido tocada apenas umas três ou quatro vezes, e que eles escolheram Curitiba para tocar ela pela primeira vez no Brasil, “Navigate the Seas of the Sun” levou muitos fãs as lágrimas, sem dúvidas uma música que marcou muitas pessoas, pois o sentimento presenciado no público foi de emoção mesmo.

“The Book of Thel” e “The Tower” foram as escolhidas para encerrar o primeiro show da turnê brasileira, lembrando que a turnê passará por 7 cidades no Brasil, Porto Alegre, Brasília, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Ribeirão Preto e São Paulo.

Uma noite inesquecível e um show perfeito de 2 horas, mostrando um Bruce Dickinson empolgadíssimo e no auge, com voz impecável e com uma banda de apoio excelentíssima, músicos de extrema qualidade. Enfim, uma honra ter presenciado um show solo dessa lenda do Heavy Metal!

fotos por @vladi.metal

——————————————————————————————————

Setlist:

Intro: The Invaders / Toltec 7 Arrival

  1.  Accident of Birth
  2.  Abduction
  3.  Laughing in the Hiding Bush
  4.  Afterglow of Ragnarok
  5.  Chemical Wedding
  6.  Many Doors to Hell
  7.  Tears of the Dragon
  8.  Resurrection Men
  9.  Rain on the Graves
  10.  Frankenstein (The Edgar Winter Group cover)
  11.  Gods of War
  12.  The Alchemist
  13.  Darkside of Aquarius
Encore:
  1.  Navigate the Seas of the Sun
  2.  Book of Thel
  3.  The Tower

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.