O novo estádio de Atenas de Córdoba, Argentina, se vestiu de gala para receber um dos heróis do rock nacional argentino. O emblemático guitarrista, dono do coração de gerações inteiras de roqueiros de todo o país, fez o acolhedor recinto mediterrâneo vibrar. Foi um encontro não apenas com a música, mas também com a própria história. O legado de Patricio Rey e seus Redonditos de Ricota se fez presente na voz e guitarra de Skay Beilinson.
A noite começou com um atraso de uma hora em relação ao horário estabelecido pela produção, mas isso não afetou a paciência dos fãs, que aos poucos foram aquecendo o ambiente com seus clássicos cantos de torcida, regados com doses refrescantes de bebidas que circulavam por todos os lados.
Arcano XIV marcou a abertura do show, mas algumas falhas técnicas obrigaram a banda a reiniciar a música depois de alguns minutos. O apelo à reflexão sobre a humanidade através das letras e o clássico som da guitarra, que nunca perdeu a essência ricotera, invadiram o local desde os primeiros acordes e permaneceram durante toda a noite.
“¡Aves migratorias!”, “Tal vez mañana” y “El ojo testigo”, “Oda a la sin nombre” “Yo soy la máquina”, “Cicatrices”, “Presagios”, “Ya lo sabes”, fizeram com que o estádio se transformasse em um templo onde cada acorde era um sacramento e cada verso, uma oração. Praticamente sem interações com o público e usando sua voz para agradecer aos presentes, ele navegou entre composições de todos os discos de sua carreira solo, enquanto deixava os clássicos dos Redondos aguardarem.
Skay fala através das suas músicas apenas quatro composições da banda mítica fizeram parte da sua lista de músicas “Todo un palo”, uma versão de “Superlógico” misturada com “Pibe de los Astilleros” e “Jijiji”, o hino que ameaçou os próprios alicerces do lugar.
Deixamos a lista abaixo:
Skay carrega consigo uma herança imensa, uma que tem definido grande parte de sua carreira e sua identidade como músico. Sempre que Beilinson sobe ao palco com seu projeto solo, o eco das músicas dos Redondos ressoa em cada canto do lugar. As pessoas querem ouvir os grandes sucessos dos Redondos, e embora Skay ofereça novas composições que exploram territórios diferentes, nem sempre é fácil para o público deixar para trás aquelas músicas que fizeram parte de suas vidas por décadas.
Em suma, Skay Beilinson no Novo Estádio de Atenas foi uma experiência onde o passado se entrelaçou com o presente em uma verdadeira festa, onde se combinou a memória e o eterno presente do homem que continua sendo, em muitos aspectos, o coração pulsante do rock argentino.
Agradecemos à EnVivo Producciones pela oportunidade de cobrir este show.