São incontáveis as inciativas que estão sendo realizadas pela sociedade civil gaúcha em prol das vítimas da catástrofe que assola o Rio Grande do Sul. De acordo com números atualizados da tragédia, segundo a Defesa Civil, já são 95 o número de mortes e outras quatro estão em investigação; 131 pessoas desaparecidas no Estado. 401 municípios atingidos, com quase 1,5 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas e 208 mil pessoas estão fora de casa.

Paralelamente ao desespero e ao clima distópico vivido pelas pessoas desta localidade, pode-se dizer tranquilamente que uma rede de solidariedade muito sólida se formou in loco, mas também no Brasil e no mundo. E, como é quase impossível prever o fim dos alagamentos, a baixa dos rios, a volta das pessoas para as suas casas e, a reconstrução das casas e a volta da normalidade, pelo menos por enquanto, as campanhas são praticamente tudo que muitas pessoas que perderam tudo têm neste momento. Neste link você pode consultar sobre os abrigos e o que cada um está precisando.

Um exemplo foi realizado ontem, o Live SOS RS, pela Fresno e um monte de artista e mais de R$ 2 milhões arrecadados.

Também citamos a iniciativa da Abstratti Produtora por meio da entidade parceira Sopão Solidário está juntando doações com transferências via PIX para aquisição dos seguintes itens (que podem variar de acordo com a necessidade):

– água
– leite
– produtos de higiene
– produtos de limpeza

as doações devem ser feitas no PIX
[email protected]

O pessoal da Graxa (roadies, operadores de som, produtores, entre outros) que trabalha em shows e eventos tb foi muito prejudicado. Tenho amigos que perderam tudo na sua casa em Canoas e Eldorado do Sul.

http://campanhadobem.com/ajude-a-graxa-rs

O Coletivo Preta Velha também está arrecadando para Porto Alegre. Eles precisam de roupas, cobertas, material de limpeza e higiene pessoal, lonas, água mineral. Você pode doar na Rua Gabriel Fialho Camargo, 50 ou através do PIX: 47083953000124 (CNPJ Preta Velha).

A KiteSul com seus jestkis, junto com embarcações dos clubes Veleiros do Sul e Jangadeiros, de Porto Alegre, e junto às forças locais, está atuando na linha de frente dos resgates das encchentes. As doações estão sendo revertidas para combustíveis para as motos aquáticas. Pix CNPJ: 42.500.081/0001-39

Instituto Colo de Mãe (@somoscolodemae): duas mães atípicas que estão amparando autistas e seus familiares com abrigo e alimentação, oferecendo todo o cuidado e carinho que pessoas no espectro autista precisam. PIX: [email protected]

Cozinha solidária: Em parceria com o apoia.se, a Cozinha Solidária do MTST no Rio Grande do Sul estpa recebendo doações para produzir marmitas para pessoas atingidas.

Doe no site: apoia.se/enchentesrs

Salve os animais! (LEMBRE-SE DE SOLTAR TODOS OS ANIMAIS QUE ENCONTRAR ,DÊ UMA CHANCE PARA ELES) Deise Falci – Protetora de animais

PIX: [email protected]

CUFA: A Central Única das Favelas está recebendo doações de roupas, alimentos, itens de higiene pessoal e cobertores em endereços da Grande São Paulo, Baixada Santista, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Confira todos os pontos de arrecadação no perfil da @cufabrasil. Doe em dinheiro pelo Pix: [email protected]

Achamos Sua Criança (@achamossuacrianca): um perfil do instagram dedicado a divulgar crianças e jovens que se perderam de suas famílias. Ajude seguindo e compartilhando as postagens para que eles possam ser encontrados o mais rápido possível.

#AjudaTransRS: uma hashtag que tem o objetivo de conectar pessoas trans do RS que foram atingidas pelas enchentes, seja com abrigo, alimentos ou com mutirões de limpeza.

Campanha Solidária do RS (www.vakinha.com.br/4712837): uma enorme movimentação que está arrecadando fundos para ajudar famílias, escolas, abrigos e entidades que foram atingidos pelas enchentes.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.