Faltam poucas horas para o show da banda finlandesa de heavy metal Sonata Arctica na Venezuela, marcado para esta segunda-feira, 21 de abril, no Centro Cultural Santa Fe. Esta é a segunda visita do quinteto nórdico ao país – a primeira ocorreu em 2010 -, e após 15 anos, as expectativas estão altas. A banda promete um espetáculo “inesquecível” para seus fãs venezuelanos e garante que, além dos melhores temas do novo álbum Clear Cold Beyond (que estão promovendo), também executarão os maiores clássicos de sua discografia.
“Na primeira vez que viemos à Venezuela, ficamos surpresos com o público. Não tínhamos noção da quantidade de fãs que tínhamos aqui. Estou muito animado por sermos convidados novamente e sei que será incrível reencontrar nossos fãs. Obrigado por nos receberem de novo!”, declarou o tecladista Henrik Klingenberg.
As produtoras do evento, Comegato Presenta e TuEvento, informam que o Centro Cultural Santa Fe abrirá às 14h, com área de convivência no lobby (com música, comida e bebidas). As portas do auditório abrem às 18h. A banda venezuelana Sibelius abre o show às 19h, seguida por Sonata Arctica às 20h30.
Sobre o repertório, Klingenberg adianta: “Haverá de tudo um pouco, mas especialmente muito power metal – com seus ritmos velozes, guitarras precisas, melodias contínuas e influências sinfônicas. Recentemente, voltamos a explorar esse estilo, tanto no último álbum quanto nos shows. Garanto que não faltarão músicas rápidas!”
Curiosidade: No primeiro show da banda no país, há 15 anos, três casais se comprometeram durante a execução de Fullmoon. O tecladista comentou: “Não sabíamos! Achei maravilhoso e espero que estejam juntos até hoje” – mas não confirmou se a música estará no setlist desta vez.
A banda local Sibelius também se prepara para reaparecer com sua formação clássica: o guitarrista fundador Philipp Scheer, o baixista Rafael Rivas e o baterista Franco Nori, com o vocalista convidado Fabio Genovesi (do Scape). “Tocaremos o melhor de nossos três álbuns, desde os temas neoclássicos instrumentais até as canções mais rockeras. Os ensaios estão excelentes, com a mesma química de sempre”, destacou Scheer.
Ingressos ainda disponíveis via maketicket.com.ve, nas categorias General e VIP. No dia, haverá bilheteria no local. Mais informações: @comegatopresenta e @tueventopl.
De volta às raízes
Fundada em Kemi, Finlândia, a Sonata Arctica estreou em 1999 com o aclamado Ecliptica. Seus primeiros quatro álbuns consolidaram seu estilo power metal, mas a partir do quinto trabalho, migraram para o metal progressivo. Agora, com Clear Cold Beyond (2024), retomam as origens – e a turnê tem sido um sucesso justamente por esse “back to the roots” com músicas aceleradas.
O Centro Cultural Santa Fe oferece estacionamento privativo. Quem vier de transporte público pode pegar ônibus em Chacaíto, próximo ao metrô.
Assista ao vídeo de Dark Empath:
Ouça o álbum Clear Cold Beyond: