Spartans começa em 2020 em Caracas – Venezuela, com a ideia de levar ao seu público um sentimento de luta e perseverança, com a visão de alcançar seus sonhos e o que você propõe.
A banda não só faz música, tambem cria festivais para promover bandas nacionais emergentes e dar-lhes maior visibilidade; Além de levar sua música para escolas e universidades, inspirando jovens a ouvir metal e a lutar por seus sonhos.
Seu álbum debut intitulado “No dejes de soñar” foi lançado em 2023. Possui 10 temas, e conta com a participação de importantes músicos que fazem parte do metal, como: Walter Gangi e Jefrey Sanchez da banda Mashkera, e também a participação de Philipp Scheer da banda Sibelius.
Atualmente é composto por: Zeus Heaven na guitarra e voz; Tank na bateria; Zammia no baixo e Axl Evil na guitarra.
- Spartans começa a 10 de dezembro de 2020, no auge da pandemia. Como foi o início de Spartans? Quais foram os primórdios de Spartans e como surgiu a ideia de formar este projeto?
Zeus: Quando estávamos confinados em casa, pegamos de volta nossos instrumentos e procuramos uma forma de montar algo, tudo que estávamos vivenciando era extremo e grande parte dessa luta nos impulsionou a fazer da música a nossa voz. Começamos com músicas suaves e aumentamos gradativamente o volume.
Axl: No início da banda ainda não estava totalmente definido qual gênero representaríamos, era mais como usar várias influências de cada um dos integrantes, mas o que ficou claro foi o espírito de luta que tínhamos para continuar com o que estávamos começando.
- Spartans define-se no género do metal épico. Um tema pouco visto na Venezuela. Que temas podemos ouvir nas vossas letras e que elementos incluem nas vossas composições que dão som e caraterística ao Spartans como metal épico?
Zeus: Temos os alicerces da nova escola e da velha escola. Como nos definir, de todos os eventos, o produtor que melhor definiu nosso gênero foi o Epic Metal, pela temática de luta, poder, aprimoramento, energia e nada mais do que conectar-se com o público com palavras de um guerreiro que já passou por tudo e sobreviveu. Convidamos você a ouvir o álbum na íntegra e nos contar o que conquistamos com nossa música!
Axl: podemos encontrar diversas músicas como “el silencio de hoy”, “escrupulos”, “tal vez” que têm uma mensagem que fica na mente de quem a ouve e que dá um significado único à banda, aos elementos são o poder, o sentimento e as letras que vêm com tanta força que lhe conferem aquela epopeia. Ao vivo você pode até sentir cada palavra, cada acorde, cada melodia e força que imprimimos ao tocar.
- O álbum de estreia intitulado “Nunca dejes de soñar” foi lançado em 2023. O que podemos ouvir neste álbum ao nível da composição e das letras?
Zeus: Uma evolução. Este álbum é carregado de sonhos, nos quais apresentamos e à medida que escrevemos as músicas, o grau de poder foi aumentando, mas sempre deixando claro, com as letras, todo o caminho de aprimoramento, fraternidade, luta, disciplina e uma boa história que nós trabalhou neste álbum. Acima de tudo a paixão.
Axl: Nas letras do nosso álbum é narrado como apesar das dificuldades você se levanta e segue em frente, há motivação e paixão, cada letra por si fala daquela perseverança que todos possuímos e que quando vacilamos existe a voz que te diz, não
Você desiste, tem mais para dar e por mais estranho que pareça, você sempre sai na frente, é isso que você pode receber dessas músicas, dessa energia.
Tank: “Nunca dejes de soñar ” foi lançado em 9 de julho de 2023, e é um álbum que reflete uma luta durante a pandemia, em que muitos de nós tivemos que abandonar nossas atividades acadêmicas, profissionais, esportivas ou mesmo hobbies para nossa própria segurança . “Nunca dejes de soñar” foi criado para ensinar às pessoas que todos os sonhos são possíveis, mesmo com muitos contratempos, desde que tenha bastante perseverança e disciplina.
- Em breve estará disponível um videoclip, que fará parte do álbum debut. Digam-nos uma antevisão do que as pessoas vão poder ver nesse videoclip.
Zeus: Quando apresentamos nosso álbum, estávamos seguindo qual música o público mais gostava, para criar nosso videoclipe. “Honor y Gloria” recebeu mais de 1.000 reproduções no Spotify e decidimos gravar. Essa é uma história de nunca desistir de lutar e encontramos um protagonista que demonstra isso e muito mais, Alexander Graterol lutador profissional de MMA na Venezuela, que abriu as portas para mostrarmos essa história!
Axl: como tem sido mostrado nas redes, tem um lutador de artes marciais que está em uma batalha, essa batalha é importante para ele porque ele deve defender seu título para ficar mas essa não é uma luta comum, nessa batalha haverá uma reviravolta e essa reviravolta que convidamos você a descobrir na estreia.
Tank: o videoclipe será de nosso tema “Honor y Gloria“,que conta uma história em que um lutador se prepara desde cedo para ser um dos grandes, mas ocorrem contratempos que o fazem ser derrubado e quase derrotado.
- Temos em conta que ter seu próprio selo, chamado “Producciones Spartans”, que organiza eventos e promove bandas emergentes em território nacional. Falem-nos um pouco deste projeto paralelo que a Spartans está a levar a cabo.
Zeus: Mais que uma banda, somos uma empresa dedicada à produção, temos estúdio próprio, equipamentos para realização de eventos e gestão de um produtor internacional que nos ajudou em tudo. Nosso grão de areia na movida é dirigida a todas as bandas emergentes, poder apoiá-las e dar-lhes um espaço para se apresentarem, para nós é a nossa maior contribuição.
Axl: “producciones Spartans” é a produção que realiza não só os acontecimentos mas também tornou possível tudo o que spartans é hoje, com a ajuda de Zeus heaven a “producciones Spartans” também tornou o álbum possível e que ao mesmo tempo, conta até com a participação de personalidades de fora do país que fazem esse maquinário funcionar de fora. É muito gratificante ver como com as mãos você consegue fazer essa criança continuar crescendo e claro ver outras crescerem.
- Sob este selo Spartans organizou festivais para novas bandas (Spartans fest), Honor y Gloria (batalha de novas bandas) e Rock en tu escuela (eventos musicais em escolas e universidades). O que é que a editora Spartans Producciones promove com estes eventos e que mensagem pretende transmitir?
Zeus: Queremos promover a música e a cultura que a acompanha dentro do rock e do metal, a todos os jovens, proporcionar um espaço para que possam trabalhar e sonhar em participar, partilhar, crescer, desfrutar e acima de tudo sonhar. Nos eventos que realizamos, hoje o espaço para novas bandas é muito escasso, apresentar uma alternativa e promover o rock em nosso país faz parte da nossa contribuição para a nossa cultura.
Axl: Principalmente o que a “producciones Spartans” quer alcançar é que haja mais oportunidades para novos talentos, para mostrar que muito pode ser alcançado fazendo, com ajuda, é claro… como mencionamos antes, muitas pessoas fazem parte disso e em vire a união é você ver o resultado, no final das contas a “Producciones Spartans” é uma grande família, e quem estiver disposto a somar será sempre bem recebido.
Tank: Spartans tem a ideia de inspirar as pessoas com objetivos e sonhos para seguirem em frente, e não desistirem diante dos problemas. Esses eventos visam apoiar as novas gerações. Por exemplo, “Rock en tu Escuela” foi criado para incentivar os jovens a ouvir boa música.
- Como tem sido a recepção das pessoas nos diversos eventos que vocês realizam?
Zeus: Tanto nacional quanto internacionalmente tem sido incrível, principalmente para as crianças, sempre tentamos levar presentes para todas elas se lembrarem do seu primeiro evento de rock, nosso merchandise está rolando assim como nosso CD. Muitos amantes da música adquiriram e apresentaram em suas coleções, como o principal álbum de metal atual da Venezuela. Recebemos convites para os maiores eventos do metal venezuelano, graças à recepção de muitos nos eventos e principalmente ao nosso trabalho.
Axl: geralmente eles sempre vêm nos cumprimentar e nos parabenizar, acho que isso fala muito bem do trabalho, sempre há contribuições que valem como comentários positivos sobre elementos que podem ser melhorados.
Zammia: Positivo, as pessoas gostam de mostrar a nossa proposta de quem somos e da nossa mensagem.
Tank: Amigável! Muitas pessoas gostam da nossa música e nós gostamos de tocá-la para eles.
- Podemos ver nas suas apresentações um desempenho caraterístico. Fale-nos da inspiração que tem para a seu performance.
Zeus: Procuramos apresentar uma história de começo e fim, envolvendo o público com a nossa música, é como uma marcha de milhares de soldados, onde gritamos para nos acompanhar, acompanhados de recursos visuais, iluminação, procuramos representar essa irmandade na guerra, nesses momentos ruins sempre há alguém que vai segurar sua mão para te ajudar.
Axl: cada integrante tem sua centelha, a ideia é que essa centelha contagie quem nos segue, mas é Zeus quem nos mostra o caminho, ele faz do público e da banda um só.
Zammia: Queremos sempre trazer a elegância e a força dos antigos guerreiros, por isso cada músico demonstra energicamente esse espírito.
Tank: Temos uma filosofia em que não importa quantas pessoas haja, ou em que palco estejamos, temos sempre que deixar tudo nas apresentações.
- Fazem parte da cultura biker e do metal na Venezuela. Como é que promovem e influenciam diferentes movimentos nacionais graças à sua música e como tem sido o apoio das diferentes comunidades?
Zeus: Lidamos com a cultura biker como parte de nós por causa dessa paixão, desse comprometimento e daquela aventura de andar sobre duas rodas. Temos muitos amigos dentro da cultura biker e eles sempre nos acompanham quando realizamos eventos. Parte da nossa representação como banda é o nosso colete, feito pelo nosso baixista e vamos a todos os eventos nas nossas Harleys.
Axl: Nossa, tem sido bem recebido, sempre tem quem já sabe o que são os Spartans e quer se sentir parte disso e quem não sabe, comece já… as pessoas adoram ver quando chegamos nas motos , e sempre nos perguntam… O movimento biker também já esteve presente em diversos eventos e isso nos enche porque conseguimos unificar os dois mundos.
- Este projeto teve diferentes apresentações. Como tem sido a experiência de participar em diferentes eventos e com importantes bandas nacionais como “Arrecho”, “Arkangel” e “Gran Bite”?
Zeus: EPICO, somos uma banda que começou e no segundo ano recebemos o convite para abrir para 2 bandas, que são história no nosso país, foi épico. Por conta disso, continuamos nos preparando e recebendo convites para tocar com bandas que foram influenciadas por seu trabalho. Seu apoio e conselhos foram muito importantes para continuarmos nossa carreira.
Axl: Podemos descrever como único, há bandas com as quais sabemos que não poderemos mais dividir o palco ou talvez possamos, não sabemos mas é uma experiência satisfatória, principalmente porque você conhece personalidades nacionais de grande estatura e o fato de brindar com eles faz você se sentir parte disso.
Zammia: Você sabe que está fazendo certo quando é convidado para o 40º aniversário do Arkangel e do Grand Bite e mais do que uma experiência foi uma honra que até hoje carregamos com muito orgulho. Simplesmente sem palavras.
- Foram nomeados para “melhor nova banda” nos prémios Melomaniac 2020 – 2022. Falem-nos da experiência de serem nomeados e de fazerem parte de um dos prémios mais importantes do país.
Zeus: Foi algo incrível e no dia da premiação todo o local ecoa com o nome dos Spartans, embora não tenhamos vencido, ficamos impressionados com o apoio total de todos os presentes. O reconhecimento é o maior troféu que se pode alcançar em qualquer trabalho, por isso continuamos trabalhando e levando nossa mensagem de luta!
Axl: Que seu esforço e dedicação sejam aplaudidos pelos grandes e o público não tenha comparação, ainda precisamos continuar escrevendo capítulos dessa linda história, continuaremos fazendo mais porque não deixaremos de sonhar.
Zammia: Foi gratificante saber que o seu trabalho está dando frutos e que outras pessoas estão levando o projeto em consideração em tão pouco tempo. Essa nomeação foi um impulso para continuar avançando.
- Quais foram os desafios mais importantes que você enfrentou durante esta jornada musical? Visto que começaram em um momento difícil, como o da pandemia.
Zeus: O que recomendamos para quem quer se aventurar na música é ter uma base sólida, uma carreira, um emprego, um meio de vida para poder imprimir seus sonhos, porque viver disso não dá lucro, faz parte de todos os nossos esforços, é conseguir o dinheiro para realizar todos os nossos sonhos. É por isso que ter os pés no chão lhe dá uma direção estável e não importa qual seja a situação, saberemos como seguir em frente.
Axl: o maior desafio que enfrentamos? Temos um movimento que está crescendo lentamente com muitas pessoas que se preocupam com esse mundo, a dúvida, a frustração, até olhando para longe e dizendo, valerá a pena começar isso? Essa tem sido a parte difícil, quando você dá tudo e não sabe se será recompensado, mas veja a surpresa que tivemos.
Zammia: Embora a pandemia tenha sido uma odisséia, foi um momento tranquilo para gerar e progredir no projeto, o desafio mais difícil foi o processo criativo após a primeira etapa, os Spartans não eram mais um grupo de músicos querendo fazer música para passar o tempo em tempos de confinamento, mas é um projecto ao qual é preciso dedicar grande parte do seu tempo e dinheiro (se quiser que tenha sucesso), compreendemos o desafio e assumimo-lo, no entanto houve uma forte falta de valor , nem todos estávamos 100% comprometidos e não porque não quisessem, mas porque a vida pessoal de cada um é um mundo diferente com altos e baixos que fizeram com que alguns saíssem, poucos estão preparados para a responsabilidade que vem. sobre ser e ter uma banda, e muito pouco se fala. Só posso dizer que o tempo e os obstáculos superados se unem e no final é a única coisa que importa.
- Que mensagem vocês dariam ao público que os seguem?
Zeus: Com tudo que fazemos demonstramos a todos o título do nosso primeiro álbum “Nunca dejes de soñar”; Muito esforço, muito trabalho, muita dedicação fez de nós o nosso cartaz de apresentação em todos os palcos por onde passámos.
Axl: uma mensagem além de tudo o que essas letras dizem seria lutar, ser persistente, em qualquer área que você atue, nunca parar de sonhar, por isso o nome desse álbum.
Zammia: Convido você a viver a experiência de fazer aquilo que lhe apaixona, sempre com responsabilidade e autenticidade.
Tank: Nunca pare de sonhar! Sou testemunha de que sonhos são possíveis com muita disciplina e muito trabalho. Lembro-me do dia em que vi a publicação em que minha banda venezuelana preferida (Spartans) procurava um baterista, e eu, que não tocava bateria com tanta frequência, mas tinha isso como hobby, não hesitei em sentar e pratiquei todos os dias e todas as noites para ganhar a posição de baterista, e eu ganhei! Este é um exemplo para o mundo de que metas existem e você decide se vai alcançá-las ou não.
- Onde podemos ouvir as músicas do seu álbum debut?
Zeus: Publicamos nosso álbum em todas as plataformas digitais, como Spotify, YouTube, Apple music, etc. Para torná-lo maior, fizemos nosso álbum em formato CD físico, que batizamos com o vocalista do “Arrecho” que você pode adquirir via DM em qualquer uma de nossas redes.
Axl: nosso álbum disponível no Spotify e YouTube. Você também pode estar ativo em nossas redes sociais para notícias e novidades que estamos fazendo.
tank: Você pode curtir nosso álbum no Spotify, YouTube Music e Apple Music. Também está disponível em formato físico!
- Para finalizar, deixe-nos um convite para seus próximos eventos e apresentações.
Zeus: Nosso videoclipe oficial está no forno, fiquem atentos em nossas redes, em breve publicaremos a data. No dia 31 de agosto apresentaremos a primeira edição das “honor y gloria batallas de bandas”, onde apresentaremos 5 bandas de nossa capital. E em novembro chegamos até vocês com a maior surpresa, estaremos no maior evento de metal venezuelano, fique atento em nossas redes.
Axl: somos Spartans e convidamos você no próximo dia 31 de agosto para a batalha das bandas (honra e glória), será um evento de alto nível que você não pode perder
Tank: Somos Spartans, e convidamos você neste dia 31 de agosto, às 13h, para a “batalla de bandas: honor y gloria“, na qual teremos 5 bandas brigando por um prêmio (Insania, Damaciega, Impromptu, Nuevenoventa e Instakill ), bandas emergentes que aparecerão em o palco do Chapis Bar! Eles também contarão com apresentações de Spartans e The Mask of Blood como bandas convidadas. Esperamos você lá!
Youtube, spotify, facebook e instagram: spartans.vzla