Em maio, começaram as gravações do IX do Epica, já que a banda se refere ao seu nono álbum de estúdio. Em seus últimos trabalhos o Epica tendeu a diversificar, adquirindo uma sonoridade mais pop segundo a opinião de alguns. Omega, seu último álbum tem arranjos cativantes, mas no geral me parece um trabalho muito bom e, como disseram, ainda soa como Epica.

Mas houve um “mini-álbum” mais tarde, TheAlchemyProject, onde cada uma das 7 músicas é feita em colaboração com outros músicos. As músicas são na verdade uma colaboração, ou seja, não são músicos convidados para tocar uma música do Epica, então algumas músicas “não soam muito como o Epica”. Não estou julgando o projeto, e muito possivelmente foi apenas um projeto que eles fizeram por diversão, só estou me perguntando se esse trabalho provisório influenciou as novas músicas de alguma forma.

A verdade é que o IX do Epica contém peças com instrumentos orquestrais, além dos arranjos característicos de Coen. Então me parece certo que eles tocarão algumas músicas, ou pelo menos uma deste novo álbum que será lançado em 2025 pela SymphonicSynergy.  O que será bastante simbólico, pois é uma garantia de que tocarão músicas do seu primeiro álbum, aquele que tem maior inclinação para o clássico, e deste novo, unindo os extremos da sua carreira até agora, que já tem mais de 20 anos.

A Sinergia Sinfônica é uma apresentação com orquestra que terá apenas 2 salas, Amsterdã e Cidade do México. Os ingressos para a primeira data em ambos os locais esgotaram imediatamente, enquanto a segunda data estava mais de 70% esgotada há algumas semanas. Para a Cidade do México você pode comprar ingressos em: eticket

Crédito de fotografía: Jens De Vos, tomada del Facebook de Coen Janssen.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.