Taake é talvez tão popular quanto pode ser no underground. O projeto está em cena há 30 anos e atualmente, na plataforma mais conhecida, conta com mais de 30 mil ouvintes mensais.
Taake significa neblina, aludindo ao clima das montanhas norueguesas de onde vem Høst, seu único membro. A banda nasceu no auge do blackmetal, em 1993, ano do assassinato de Euronymus (embora tenha adquirido o nome atual em 1995).
Possui 8 álbuns completos, o primeiro lançado em 1998, sendo os primeiros os mais crus e um pouco mais ligados ao aclamado blackmetal norueguês. Esses álbuns também são os mais ouvidos. Seus trabalhos mais atuais sem dúvida continuam sendo o black metal, mas incorporam outros elementos, inclusive arranjos um tanto experimentais. Parece-me que é uma banda que conseguiu manter a sua essência sem estagnar. Esta música é do álbum NoregsVaapen de 2011: Nordbundet (YouTube)
Taake foi acusado de racismo nos últimos anos, principalmente devido ao uso de simbolismos e mensagens anti-Islã. Em resposta, mencionou que é contra todas as religiões e que o seu projeto não é racista, nem no passado, nem no presente, nem no futuro.
Para gravações compõe e toca todos os instrumentos, mas para apresentações ao vivo conta com músicos.