Foi pela 2ª vez este ano que fomos visitados pelos gregos The Overjoyed em Lisboa, (a primeira em Abril quando fizeram a 1ª parte do concerto dos The Flatliners no RCA Club), e continuam a ser das bandas mais underrated que vamos recebendo no meio underground, a prova disso é que tivemos casa a menos de meio gás, quando se na realidade as pessoas soubessem o que estariam a perder o Village Uderground Lisboa rebentaria pelas costuras, até porque a abertura estava a cargo dos portugueses Albert Fish que ajudaram e muito à festa num concerto que foi sobretudo intimista. A organização esteve a cargo da Infected Records em parceria com a Ride The Snake.
Como já foi dito o aquecimento ficou por conta dos Albert Fish, banda já bastante conhecida do publico português que se viu reforçada nos últimos anos com Inês Meneses na voz. E que voz! Power vocal e energia não falta à frontwoman que rapidamente conquistou o publico deslocando-se várias vezes do palco para cantar no meio da sala. “Alone” foi o tema de abertura e deu também inicio às várias incursões que a vocalista fez pelo meio do publico, este tema faz parte do álbum “Strongly Not Recommended” de 2020, que neste caso é uma reedição de “Strongly Recommended” de 2002 mas desta vez com a Inês na voz. Ainda do mesmo disco iriamos ouvir mais algumas malhas tais como “Turning Point” , “Killing Time” e mesmo a fechar “Sindelar”. Já com videoclip e a rodar nas redes sociais da banda surge “Walk it” que fará parte do novo álbum da banda e que pelos vistos está mesmo, mesmo a sair do forno já no inicio de 2024, bem como o tema “Save The Planet” que também fará parte desse disco. Foi demasiado rápido que aconteceu a atuação dos Albert Fish e ficámos com pena que tenha sido curto, mas o trabalho de aquecer o publico para os The Overjoyed foi cumprido de forma exemplar, só nos resta aguardar o lançamento do novo disco para que regressem aos palcos!
Setlist
Alone
Shut Your Mouth
Politricks
Fucked Up
Save The Planet
City Rats
Broken System
Killing Time
Walk it
Apathy
Turning Point
Sindelar
Os The Overjoyed já não estreantes por cá, e o punk melódico e rápido dos gregos não deixa ninguém indiferente. Com álbum lançado este ano, parte do alinhamento recaiu sobre esse disco e o tema de abertura “So Far, Okay” foi o primeiro a ser tocado, ainda de “Pressurepop” de 2023 foram tocadas as malhas “Whimsical”, “Whiner” e “If One Green Bottle”.O quarteto grego entrega uma energia em palco digna de se ver, e como já tivemos oportunidade de testemunhar, isso acontece quer seja para um publico maior como por exemplo quando abriram para os The Flatliners ou para uma audiência mais reduzida e intimista como foi o caso.
Ainda assim era percetível que havia quem conhecesse bem as músicas e as cantasse com a banda, especialmente nos vários temas de “Aced Out” de 2019 que foi quase tocado na integra. “#Beach”, “Cartoon” e “Big Red Rocket Ship” são disso exemplo e mostram que este disco é um marco importante na carreira da banda. A meio do set um pequeno contratempo levou a que uma corda de uma das guitarras tivesse que ser substituída mas rapidamente a atuação continuou com a guitarra do vocalista Leonidas. Para o final dois temas a encerrar em grande o concerto dos The Overjoyed : “Aced Out” e “Defanged” e é impossível, particularmente neste tema não identificar um bocadinho de Billie Joe Armstrong na voz de Leonidas, especialmente por alturas do Dookie, e nem que seja por isso quem esteve presente nesta noite pode dizer que viu os Green Day gregos e meter um bocadinho de inveja a quem ficou em casa, pode ser que para a próxima pensem duas vezes!
Setlist
So Far, Okay
Breynard
#Beach
Cartoon
She Has Everything
Broken Trampoline
Ode to 3.5mm Minijack
Is Unresponsive
Whimsical
Big Red Rocket Ship
Strays On a Leash
Whiner
If One Green Bottle
Aced Out
Defanged