Foi na passada 6ª feira dia 18 que aconteceu a grande festa de celebração dos 14 anos dos Viralata! O local escolhido foi aquela que é praticamente a casa da banda, o RCA Club em Alvalade!

Para ajudar à festa, os convidados foram os Fighter, banda amiga dos Viralata que tudo fizeram para deixar o publico quase KO! Não sendo novos nestas andanças e já também com uma boa base de fãs, os Fighter proporcionaram um concerto de punk rock rápido e melódico que não deixou ninguém indiferente, convidando mesmo a um pézinho de dança.

Eye Of the Fighter de 2023, foi apresentado na integra mas também não ficaram de fora alguns temas mais antigos da banda como por exemplo “Sorry” que abriu o concerto, ou “Don´t Judge Me”. Voltando ao disco de estreia da banda, “Contemplate” foi o tema seguinte e sem nos apercebermos é num instante que vai passando a atuação dos Fighter, e já na reta final surge “September” que é prontamente catalogada como “a nossa melhor musica”, algo que não nos atrevemos a contestar uma vez que é de facto um tema carregado de energia e cujo refrão dá também azo a sing along por parte do publico. “Deadline” é o ultimo tema do disco e foi também o ultimo tema que tocaram, deixando aquela sensação de que passou tudo muito rápido. Fica a vontade de ver estes “lutadores” em breve novamente!

Fighter | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

Setlist

Sorry
Contemplate
Think For Yourself
Fighter
We Want You
Struggle
Love
Hate
Don´t Judge Me
September
Deadline

 

 

Já não é novidade para ninguém que cada concerto de Viralata é uma verdadeira festa, o que faz com que em noite de aniversário a festa seja a dobrar! Poucas coisas podem ser mais animadoras para uma banda do que ter casa cheia com fãs e amigos para uma celebração destas, e foi mesmo isso que aconteceu! Noite especial, setlist especial! Foi uma noite de desfilar de clássicos mas também com espaço para temas mais recentes, mas foi com “O Meu Lugar” do álbum Vai Buscar! que se iniciou o bailarico seguindo-se imediatamente “Doa a Quem Doer” do disco de 2014 com o mesmo nome. Entretanto no pit já se dançava e cantava a bom ritmo enquanto os Viralata continuam a debitar clássicos, que muito honestamente por esta altura até já os temas de O Ultimo Pôr do Sol (último trabalho da banda) nos soam a clássicos, exemplos disso são os temas “Duelo No Ecrã”; “Fora da Lei” e até mesmo o tema que dá nome ao álbum, todos eles já mais que bem sabidos e cantados a plenos pulmões pelo publico!

A meio do set surgem mais dois temas típicos que dão origem a cantoria em conjunto com a banda: “F.A.M.E.L.” e “És Linda” é impossível ficar-se calado enquanto algum destes temas é tocado, mesmo que não se saiba a letra toda! A festa continua e é feita de mosh, cantoria e stage diving mas também é feita de agradecimentos por esta dedicação aos Viralata, e a banda faz questão de o fazer mais que uma vez. De clássico em clássico vamo-nos aproximando da reta final, “E Vai Um Copo” juntamente com “Estamos Juntos” marcam mais um ponto alto nesta noite, mas seria uma “velha conhecida” dos fãs a encerrar o set, ficando no ar a questão colocada por Ulisses Silva: -“Porque é que vocês gostam tanto desta música?!” a banda não sabe e nós também não, mas a “Ivone” chega sempre na altura certa!

Após uma curta pausa que mal deu para pousar instrumentos, e insistência de um RCA à pinha para que seja tocada “Só mais uma!” os Viralata voltam a pegar nos instrumentos para em jeito de encore tocarem ainda “Os Abutres têm Fome” e com a requisitada presença de Zorb dos Dalai Lume em palco, “Carocho” encerra definitivamente esta grande noite de celebração. Os Viralata já conquistaram um lugar especial no panorama da musica nacional, são já 14 de anos disto de “dizer coisas sérias a brincar” e a fazer punk rock em bom português, que venham mais 14 anos e mais uma mão cheia de discos!

 

Viralata | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso
Setlist
O Meu Lugar
Doa a Quem Doer
Burguês
A Nossa Religião
Tiro No Escuro
Duelo No Ecrã
Zé Ninguém
Estrelas Decadentes
Astronautas
Fora Da Lei
F.A.M.E.L.
És Linda
Primeira Vez
Contagem Decrescente
Assalto
Debaixo do Mesmo Céu
E Vai Um Copo
Estamos Juntos
O Último Pôr do Sol
Ivone
Os Abutres têm Fome
Carocho (Com Zorb, Dalai Lume)

 

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.