Hidromel

É muito provável que você, querido leitor, já tenha provado uma boa quantidade de hidromel, e que alguns já imaginaram em sua cara uma torneira de hidromel infinito (ao menos eu já). Hoje vamos falar dessa bebida, e sua origem histórica, altamente ligada ao costumes e vivência da religião Nórdica/Ásatrú.

Começando com o a lenda, certa vez estavam os Aesires e Vanires, reunidos em um banquete, e de acordo com alguns estudo, este banquete celebrava uma espécie de paz entre os grupos de deuses, visto o fato de os Aesires serem de certo modo de uma casta superior aos vanires, e estes requisitarem uma espécie de rito em prol de uma igualdade de tratamento. Em fim, Após o banquete foi feita uma cerimonia onde cada um cuspiria em um vaso, sendo usada a saliva para criação de um ser.

Este ser possuía o nome de Kvasir. Algumas fontes o tratam como um homem, e outras o trazem como um Deus. Para Kvasir foi dada a sabedoria suprema, era tão sábio que não existia pergunta para a qual ele não tivesse resposta. Mas haviam dois anões que cobiçavam essa sabedoria, e não suportavam alguém que não eles possui-la, seus nomes eram Fialar e Galar.

Os dois anões esperaram que Kvasir caísse em sono profundo e o assassinaram. Após morto o deus possuía uma fonte infindável de sangue que jorrava como um rio, e os anões pegaram o corpo e se apoderaram de seu sangue, colocando o liquido vermelho dentro de um caldeirão e misturando com mel. finalizando isso fizeram uma longa fermentação e obtiveram o precioso e delicioso hidromel.

Bem, por aqui termina a origem histórica do hidromel, mas como ele foi parar na mão dos deuses é outra história.

Quanto a origem histórica do hidromel, não existem informações datadas de uma origem em uma data específica, o que se sabe é que a bebida não é exclusividade da região escandinava, e possui traços históricos antigos por toda Europa, Ásia e Oriente Médio, alguns traços encontrados cerca de 7000 AC, Mas a mistura alcoólica era fortemente apreciada na idade média, onde ganhou seu maior destaque por volta do ano 340 DC e foi amplamente fabricada.

Hoje como todos sabemos existem vários comerciantes dessa tão amada bebida, mas alguns ainda preferem fazer ela de forma artesanal em suas casas, utilizando fermentos naturais, frutas, etc. Vai do gosto de cada um como apreciar a bebida, mas sabemos que ela possui uma grande representatividade a nossos costumes, por tanto aprecie com valor, honra e moderação.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.