A 27 de Janeiro de 2025 fomos surpreendidos com uma obra de um grupo emergente que provou ser merecedor de estar nos nossos radares. Black And Blue é o nome do álbum de estreia de Lysergic e com apenas 33 minutos foram capazes de demonstrar o seu estilo muito próprio,  cheio de influências dos mais diversos géneros,  que todos combinados criam o seu estilo único.

Os Lysergic são uma banda a emergir no cena portuguesa de metal contemporâneo, e nas primeiras audições marcam pela astucia composicional e pela roupagem mais proggy e até atmosférica dada a uma amálgama de metal moderna que, ao seu Melodic Death, ainda junta alguns elementos do progressivoMetalcore, Groove até ao Post-Thrash.

Os lisboetas Lysergic aparecem do nada com um álbum que tem tudo para deixar muito metalhead de queixo caído pela qualidade imprimida no primeiro trabalho – Black and Blue funciona como uma demonstração de que a banda quer chegar e marcar logo uma posição forte na cena melodeath progressiva.

Este quarteto composto por João Corceiro (fundador da banda, Voz e Guitarra), Pedro Favas (Guitarra), Xinês (Bateria) e André Vaz (Baixo), é um mix de músicos com experiência e com sangue novo, e isso nota-se na simbiose de estilos apresentado neste trabalho e pela forma como demonstram uma inequívoca capacidade composicional, mas com o ardente desejo de quebrar barreiras estilísticas e ir mais além, deixando sempre as ideias fluírem naturalmente e com um fio condutor bastante abrasivo.

Black and Blue começa com uma viagem apoteótica de seu nome “Biography“, que pelo título se espera logo algo grandioso e introspectivo, como uma jornada pela própria mente até às profundezas mais nostálgicas da memória, como uma auto descoberta retórica, onde tudo fica sem reposta clara, mas que vale pela viagem em si, bem representado com a melodia final como o momento mais belo do álbum. Uma verdadeira demonstração de maturidade ao começar um álbum com uma música tão grande, mas estes rapazes sabem o que fazem.

Em seguida voltam com 3 músicas numa toada mais Harsh, com riffs que têm tanto de progressivo como de pesado, mas sempre com um sentido melódico enorme. Uma abordagem bastante humana mas sempre racional e filosófica ao que faz de nós, humanos. Tudo isso bem representado instrumentalmente pelo peso imprimido nos riffs, mas sempre com complexidade técnica equilibrada para dar aquele sentimento de humano às músicas. Os teclados trazem ainda um lado mais grandioso e demonstrativo de que nós, como individualidade, não somos nada mas podemos ser tudo pelo valor dos atos e dos valores que nos definem.

Para terminar o álbum, voltam às músicas em que o melodia e a atmosfera deixam mais marca, e com “Of Rage and Power” até podem enganar pela forma bastante pesada como começa a música, em mais uma demonstração de como são bons a compor riffs pesados, mas aos poucos a música vai se tornando numa cavalgada gloriosa pelo mundo da melodia, entre o catártico e o belo, com alguns apontamentos de dissonâncias para nunca nos deixar cair num estado de conforto total.

E para encerrar o álbum,  volta a melodia mais catchy e mais bela no comum sentido da palavra, com os teclados 90’s a trazer um feeling nostálgico a esta música de seu nome ” Last Words of Mine” , título perfeito para terminar um álbum, com aquele sentimento de mensagem final épica, mas que deixa o desejo enorme carregar em repeat ou até ouvir algo novo da banda, até pelo fading out ou por parecer que o álbum devia ser mais longo.

É um álbum curto que parece criar a sensação de escassez de tempo. Mas na realidade, é apenas sinal que está muito bem feito e fica a vontade de ouvir mais.

Álbum perfeito para amantes de Mercenary ou Becoming The Archetype mas com carisma suficiente para ser facilmente caracterizado de Lysergic, principalmente pela simbiose entre o Old School e o New Wave. Juntamos Children Of Bodom com Gojira, com algumas vibes de Nightwish e groove de Lamb of God, e temos Lysergic. Curiosos? Não é para menos!

Alinhamento: 1- Biography; 2- Liquid Lust; 3- Lysergic; 4- Natureborn; 5- Of Rage And Power; 6- Last Words Of Mine.

Data de lançamento: 27 Janeiro 2025

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.