Derian foi formada em Valencia, Venezuela em 2018, mas não foi até 2019 que lançou seu primeiro álbum. Essa banda tem como gênero principal o death metal, mas também inclui groove e elementos de outros gêneros extremos. O nome da banda é inspirado em um grande significado, que é “Anjo que cai do céu e é desejado na Terra”, daí deriva parte da inspiração em suas composições.


Seu primeiro álbum foi “El Poder de Uno“, de 2019, considerado entre os 5 melhores discos de metal feitos na Venezuela pelo meio Dragões do Metal; em seguida, veio o EP “Derian y sus Reglas” (2022) e “Sana Modern Mortis” (2023). Derian define sua música através de diferentes inspirações provenientes de bandas de metal clássicas e modernas. Suas composições e estilos agrupam diferentes gêneros com o fim de levar uma mensagem através de suas letras, que são principalmente temas com conteúdo social e pessoal, e que buscam dar uma mensagem reflexiva ao que o ouve.

Derian, além disso, tem diferentes singles inspirados em temas clássicos do metal nacional, como “Resistencia“, “Obstinado“, “Azul azul“, “Insegurança” e “Motim em Ocidente“, que logrou render um tributo ao metal da Venezuela e compartilhar a criação dos sons que levariam esses temas com grandes músicos dentro do país.


Atualmente, a banda é formada por Luis González (vocalista), Joel González (guitarrista), Miguel Asmad (baixista) e Víctor Silvestre (baterista).

“Shadows of Gothemburg” o novo EP que propõe a banda Derian

Derian propõe, através desse novo lançamento intitulado “Shadows of Gothemburg“, um tributo e inspiração ao som típico de bandas que se posicionaram e nasceram em Gothemburg (Suécia), e que foram os que originaram o death metal melódico, como At The Gates, In Flames, Dark Tranquility, entre outros. É por isso que o som que traz Derian na composição desse EP é inspirado no death metal, mas também com influências de outros gêneros. Nesse EP, é possível ouvir grandes vocalizações em guturais, riffs de guitarras rápidos e potentes e um forte som na bateria que define o ritmo de cada um dos temas. Cabe destacar que esse trabalho é o primeiro que a banda promove completamente em inglês, já que seus trabalhos anteriores foram vocalizados em espanhol.


Esse EP foi gravado nos próprios estúdios da banda, localizados em Valencia, Venezuela, sob um selo discográfico independente. A pessoa encarregada da produção do EP foi o mesmo guitarrista de Derian, Joel González, que, graças a seus conhecimentos de produção musical, edição, gravação, mixagem e outros elementos, lograram a produção e masterização do EP, além de serem eles mesmos que induziram esses novos temas a diferentes plataformas digitais, utilizando como empresa de distribuição Distrokid.

O design da capa foi feito pelo designer Jesús Moncada, que já havia feito os designs do segundo álbum e desse novo EP. Através desse design, é possível definir o conceito que buscaDerian nessas novas composições, tal como indica seu nome, reflete a aparição de um ser sombrio, quase como uma sombra, que atravessa um caminho escuro rodeado de árvores e ramagens completamente secas.

Set list e imagens do EP “Shadows of Gothemburg”

  1. Lost in My mind (Perdido em minha mente): fala sobre estar em um lugar onde não há memórias. Não há uma realidade dentro do mundo que o rodeia, como se estivesse perdido e buscando uma ajuda, que pouco a pouco se desvanece, e vai perdendo a cordura. É difícil distinguir o pensamento do sonho e só busca estar rodeado de alguém que possa salvá-lo.
  2. Shadows of Gothenburg (Sombras de Gotemburgo): o segundo tema trata sobre o sonho recorrente de ruídos distorcidos através de vozes desgarradas acompanhadas de melodias que se apreciam e dançam ao som de um ritmo infernal. Existem ecos dentro da mente que reclamam e possuem a própria mente; ecos provenientes de terras frias. Essas histórias não são propriamente do narrador (que, nesse caso, seria a mesma banda Derian), mas sim as experimentou através de energias e ecos na mente e só espera ser tão forte, agressivo e puro como seus heróis; marcar um legado e tributo para eles.
  3. The Fallen Angel (O Anjo Caído): esse terceiro tema fala sobre um anjo caído do céu, que, com vista de fogo, asas negras e poder infinito conquista o mundo e reclama seu reino (a terra), levando uma clara missão: deslocar a humanidade com medo e raiva, e vingar o que é seu. Encontra um mundo cheio de caos e escuridão, e é o anjo que pode dominar esse caos, sem deixar escapatória à humanidade, e eles, através do dor e do choro, se desvanecem.

Nota do editor:10/10

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.