RESENHA DO CD ATEGNATOS DA BANDA ELUVEITIE
Após a saída da vocalista Anna Murphy da Eluveitie dei um tempo de ouvir a banda, pois a Anna com toda sua simpatia cativa e representava a essência do estilo da banda.
Depois vieram novos integrantes e acabei me desatualizando em relação aos lançamentos. Hoje visitei antigos álbuns até chegar nesse novo trabalho da banda, o Ategnatos.
Ategnatos é um álbum bem ao estilo do Eluveitie, digamos que quem conhece a banda, já sabe quem é, mesmo sem ver capas de CDs ou fotos. A banda se reformulou mas manteve a sonoridade que é tão marcante. Ouvindo Ategnatos me fez ir ao passado quando a banda lançou o álbum em 2008, o álbum Slania.
Ategnatos está muito bem trabalhado nas composições e instrumentos que sempre foram evidenciados na forma de tocarem.
O vocalista Chrigel Glanzmann continua cantando de forma intacta, sem alterar nada.
Outro ponto que achei interessante é a vocalista Fabienne Erni que para mim foi fundamental para que a banda não perdesse sua essência. Os vocais de Fabienne lembram aos da Anna Murphy. Na verdade Anna é uma grande artista que sempre admirei e que com a saída dela, pensei que a banda não encontraria mais alguém que pudesse passar os sentimentos das musicas como ela fazia. Entretanto, Fabienne fez com que Eluveitie continuasse com a mesma sonoridade e assim manter a sua base, seus fãs e conquistasse outros mais.
O cd em si não traz novidades ou elementos que desagradem o publico .
A banda abre com a faixa titulo Ategnatos que é muito marcante , instrumentais dignos da banda e os vocais entrelaçando entre si. Fabienne e Chrigel se destacam nessa musica. Logo, vem a musica Ancus que tem o começo tocado pela Michalina Malisz com o instrumento Hurdy Gurdy por sinal, acho lindo, em sequência entrando com os vocais e guitarras .
Não destaco uma musica ou outra por ser um cd que não é cansativo de ouvir, cada musica que
vamos ouvindo queremos ouvir outras e outras. Apenas uma musica me deixou mais agitado, Rebirth, cujos vocais ficaram tão perfeitos que foi dificil deixar de ouvir.
Falar do Instrumental da banda é um tiro no pé, pois mesmo mudando a formação, a banda manteve o mesmo estilo e a mesma ideia do começo do Eluveitie. Nesse caso posso dizer que quem ouvir o cd estará revivendo o passado de outros álbuns e se encantarão com as musicas novas que trazem tudo o que os fãs gostam.
Alain Ackermann – Drums / Chrigel Glanzmann – Vocals, Mandola & Mandolin, Tin & Low Whistles, Bagpipes, Bodhràn /
Michalina Malisz -Session Hurdygurdy / Jonas Wolf – Guitars / Rafael Salzmann – Guitars / Matteo Sisti – Tin & Low Whistles, Bagpipe, Mandola / Kay Brem – Bass / Nicole Anspenger– Fiddle / Fabienne Erni – Vocals, Harp, Mandola
Contato : http://www.eluveitie.ch/
Nuclear Blast: http://nblast.de/EluveitieAtegnatos Spotify: http://nblast.de/ELUVEITIEatePreSave iTunes: http://nblast.de/EluveitieAtegnatosIT Apple Music: http://nblast.de/EluveitieAtegnatosAM Google Play: http://nblast.de/EluveitieAtegnatosGP Amazon: http://nblast.de/EluveitieAtegnatosAZ FOLLOW ELUVEITIE: Like: https://www.facebook.com/eluveitie Follow: https://twitter.com/eluveitie Watch: http://nblast.de/SUBeluYT