A Banda Grai, formada em 2005, vem com a proposta de fazer Folk Metal, passando por várias mudanças e com elas uma evolução constante. Entretanto, essas transformações não afetaram em nada a qualidade da banda. Muito pelo contrário, cada álbum é uma novidade , um sentimento que a banda transmite. O nome Grai significa “o choro do pássaro”. Tive uma conversa rápida com a Vocalista Irina Zybina , e falamos um pouco da banda e da expectativa do show no Brasil. Confira …
01 – Obrigado por ceder o seu tempo para essa pequena entrevista. A banda teve alguns nomes antes de chegar ao Grai, “Raven Blood”, “Vorog”. Essa mudança aconteceu de forma espontânea pela própria evolução que a banda teve?
Irina – Os nomes “Raven Blood” e “Vorog” foram inventados às pressas quando a banda fez seus primeiros shows e os integrantes tiveram que nomear a banda de alguma forma. Depois disso, o nome foi pensado e os rapazes chegaram à conclusão de que “Grai” soaria perfeitamente e de forma mais relevante.
02 – A banda Grai tem grandes trabalhos , desde a demo “От истока” de 2007 até o o último lançamento do Пепел / Ashes de 2017. Como você analisa a história da banda nesses anos de sua existência?
Irina – A banda percorreu um longo caminho desde o primeiro lançamento e mudou muito durante esses anos – começando com o line-up, a música e a performance no palco, e terminando com nossas preferências pessoais na música e no mundo interior. Como um organismo vivo, uma banda musical nunca pode permanecer parada – tem que progredir, ou morre.
03 – Ouvindo o Album Ashes, senti grandes variações. A Música Доня – Donya vem com os instrumentos mais pesados e segue com a sua voz acompanhada do som de flauta. Como foi o processo de composição desse CD mantendo as características da banda sem perder a identidade?
Irina – De fato, a linha da banda mudou muito neste álbum. A natureza ficou muito mais pesada e sombria em comparação com nossos trabalhos anteriores. E eu suponho que nem todos os nossos fãs ficaram satisfeitos com isso. Com certeza, era importante manter alguns traços peculiares à nossa banda, que era mantida por instrumentos de sopro, por exemplo, e algumas outras reviravoltas musicais. Mas nosso trabalho visava principalmente criar algo novo e expressar nossos sentimentos sem olhar para trás em qualquer limite e estrutura de gênero.
04 – A banda tem feito muitos shows, e estará em Novembro aqui no Brasil, qual a expectativa de vocês?
Irina – Temos muitos fãs do Brasil no Facebook, apesar do fato de que nossas culturas são muito diferentes e contamos com uma calorosa recepção e hospitalidade. Esperamos que nossa música desperte um eco nos corações dos ouvintes Brasileiros.
05 – Grai teve um lançamento aqui no Brasil o Album О Земле Родной / About Native Land que foi muito bem recebido por aqui. Esse álbum tem a música Вобъятиях Мары / In the arms of Mara como Bônus. A letra e a melodia são perfeitas. Qual a história dessa letra ?
Irina – A música foi escrita em 2012. Ela fala sobre maldições de inverno, e tem um significado figurativo de despedida e perda, é claro. Quando nós gravamos, o álbum “About Native Land” já tinha sido lançado na Rússia e nós não sabíamos como seria melhor lançar essa música. Quando recebemos
uma oferta para relançar o álbum na Holanda com uma faixa bônus, decidimos anexar a faixa “In the arms of Mara”. E depois disso o álbum foi relançado no Brasil.
06 – Obrigado mais uma vez por ceder o seu tempo para nos responder a essas pequenas perguntas. Nós brasileiros, estamos esperando a banda aqui no Brasil. Deixe um recado, o espaço é seu…
Irina – Obrigado pela sua atenção e apoio. Desejamos-lhe tudo de melhor, ouça boa música e até breve!
*Texto revisado por: Vivi Alves
https://www.facebook.com/GRAI.folkRussia/
https://www.facebook.com/groups/787488054677295/
https://www.metal-archives.com/bands/%D0%93%D1%80%D0%B0%D0%B9/121729
Vendas de CDs no Brasil
http://loja.mercadoviking.com.br/voluspa-records-ct-1b6d16
https://www.facebook.com/volusparecords/
Shows no Brasil
https://www.facebook.com/odinsfest/