No próximo dia 13 de Abril os Dallian irão actuar no RCA, em Lisboa, como convidados dos ANZV. O evento organizado pela Notredame Produtions promete trazer à capital uma noite de metal que se antevê única, e tem inicio marcado para as 21 horas.
Os Dallian são uma banda de Death Metal Progressivo/Sinfónico com a estética do “Steampunk”, formada em 2017, na cidade de Leiria. A fusão entre os pesados acordes do death metal progressivo com os elementos sinfónicos e ainda a junção instrumentos tradicionais como a guitarra Portuguesa, tornam a sonoridade de Dallian muito característica, rica e complexa.
Na sua discografia contam com um álbum editado em 2018, AUTOMATA. É um álbum com uma musicalidade tão rica, tons tão diversificados e a envolvência entre os sons orquestrais e os blast beats tão perfeita que se torna num álbum que sabe sempre bem ouvir, independentemente do estado de espírito. Sem dúvida que é um trabalho em que todos os pormenores mereceram especial atenção e que denota uma vontade louvável de caminhar por sonoridades menos exploradas.
Para conhecer e dar a conhecer um pouco mais da banda entrevistamos os Dallian:
Como surgiu o nome “Dallian” e qual o seu significado?
“Este nome não significa nada, é apenas um nome sem referencia, que simboliza o projecto.”
Existe algum artista ou banda que tenha influenciado significativamente a vossa música?
“Temos alguns artistas que nos influenciam bastante, por exemplo, na parte sinfónica SepticFlesh e Fleshgod Apocalypse. Na parte mais progressiva Opeth e Gojira.”
Tive oportunidade de ouvir o vosso álbum de 2018 Automata, parabéns! É excelente. Qual foi a vossa inspiração para este álbum?
“Em contexto musical, a intenção era misturar vários géneros musicais, tais como: World Music, Fado, Flamenco, Opera, com instrumentos exóticos (Ehru, Koto, Taiko Drumms, Sitar, percussão Indiana, etc.) Na componente visual, optamos por ir de encontro com o Steampunk, visto existir uma lacuna deste estilo no metal português, e as musicas se encaixarem perfeitamente com todo o visual por nos criado.”
Qual é a temática da letra de “The Lie Vision”, e qual é a mensagem que pretendem transmitir neste tema?
“The lie Vision é um trocadilho entre television e the lie vision. O objetivo é fazer uma crítica à propaganda nos media, que neste caso em particular não esta tão colado à temática steampunk, mas sim no geral.”
Como tem sido a aceitação por parte do público, já que a vossa sonoridade é bastante original?
“No inicio em 2018/2019 tivemos um bom feedback do público no vagos, ressureicão do metal entre outros. Após a pandemia começámos a produção do novo álbum, do qual neste momento andamos a tocar uma musica nova chamada The Heist, que está a ter uma boa aceitação.”
No próximo dia 13 de Abril irão atuar no Rca como convidados dos Anzv, quais as expectativas para esse concerto? E já agora, o que podemos esperar dos Dallian?
“Já tocámos varias vezes no RCA e até fomos bem recebidos. Esperamos que dia 13 com uma musica nova consigamos atender as espectativas do público.”
Quais são os vossos projetos a curto/médio prazo?
“Neste momento, estamos a finalizar o mix do novo álbum e preparar o marketing para o lançamento do mesmo.”
Para finalizar, agradeço imenso a disponibilidade para esta entrevista e se quiserem podem deixar uma mensagem para os fãs. Muito obrigada e até dia 13!
“Estejam atentos que entretanto irá haver novidades, não percam o próximo álbum que nós também não.”
Dallian, 13/04/2024 RCA Lisboa. A não perder!
SOBRE O EVENTO
ANZV – Concerto em Lisboa!
Convidados especiais: DALLIAN
13 Abril | RCA CLUB | Lisboa
Um regresso à capital envoltos na bruma de uma noite que se antevê única.
Os concertos realizam-se no RCA Club, com início previsto para as 21:00.
Venda Online: https://shorturl.at/jABZ5
Bilhetes físicos – Loja Carbono Amadora (14€)