velharia-fanzine-3
Velharia – Como fazer um fanzine

Grande parte da juventude atual já começou na era da internet, aonde as informações são vastas e a divulgação fantástica. Mas quem pegou as épocas anteriores, lembra da dificuldade das informações referente ao mundo do rock and roll.

Existiam revistas, mas eram poucas e normalmente voltadas ao mercado principal ou com divulgação voltada para as grandes gravadoras. Mas assim como aconteceu com as fitas K7, os fãs também deram um jeito fácil e barato de divulgar as duas ideias. E essa filosofia veio com os Fanzines.

Fanzine vem da mistura de duas palavras: revista e fã, ou seja uma revista pelos fãs. O primeiro fanzine a qual se tem noticia teria sido criado em 1929 por um fã de ficção científica chamado Jerry Siegel. Se o novo dele não te diz muita coisa, você deve ter ouvido falar de um personagem criado por ele: Superman.

Inclusive em 1933 em um de seus Fanzines, haveria a primeira menção desse nome, quando ele publica junto com Joe Schuster (co-criador do Superman) uma história chamada: The Reign of Superman. Nela o personagem era um vilão e a ideia seria aproveitada e renovada anos mais tarde pelos dois.

velharia-fanzine-5
Capa Reign of the Super-man

Fanzines são baratos na sua confecção, sendo normalmente feitos com 01 folha de papel A4 e copiados (Ou como dizíamos xerocados) e distribuídos para as pessoas. Era muito comum também o envio através de cartas, as vezes para todos lugares do mundo. Algumas grandes revistas começaram sendo Fanzines e posteriormente acabaram evoluindo.

A vantagem disso? Era o meio mais barato para artistas, intelectuais, escritores e músicos divulgar seus trabalhos, sendo que quando não eram de graça, cobravam no máximo a folha e o custo do envio.

Mas que diabos isso tem a ver com o rock? Bom além de MUITA gente do meio ter usado os mesmos para a divulgação, no final da década de 70 os mesmos começaram a ganhar destaque principalmente pelo surgimento do Punk Rock. Nessa época eles acabaram ficando conhecidos somente como zines. Afinal quem mais queria divulgar suas novas ideias e revolução do que o movimento Punk?

velharia-fanzine-1                                             velharia-fanzine-4

Após a morte de John Lennon surgiram no Brasil diversos Fanzines focados em noticias e histórias da banda, mas muita gente aproveitou da divulgação dessa nova mídia para mandar noticias de novas bandas, shows, resenhas de LP e etc.

velharia-fanzine-2

 

Obviamente com a chegada da internet, os Fanzines foram sendo abandonados aos poucos, afinal lá com blogs ou sites as pessoas e bandas, podem divulgar seus trabalhos sem a necessidade de custo nenhum e tendo um alcance MUITO maior do que qualquer Fanzine poderia alcançar.

Mas ainda existem por ai saudosos que ainda utilizam dessa arte para divulgar seus trabalhos.

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.