Al-namrood: o Black Metal em Arábia Saudita
Al-namrood é uma banda de Black Metal tradicional com influências musicais da cultura árabe e oriental, propondo uma fusão nunca vista antes no black metal. A banda é originária da Arábia Saudita, onde seus membros são totalmente anônimos, a fim de proteger sua identidade e privacidade, devido ao governo de monarquia absoluta do país. Sua música está cheia de fúria e crítica social, sendo um símbolo de resistência contra a opressão e a censura.
Inspiração do black metal e da música tradicional do Oriente Médio
Suas letras são inspiradas na transgressão contra a religião principalmente muçulmana, na ideologia teocrática e na lei islâmica. Esta banda, ao se ver envolvida em um estado muçulmano, consegue expor seu descontentamento social, político e religioso através do Black Metal. Através de sua música, eles criam um ambiente de tensão, onde a influência de sons do Oriente Médio e a cultura árabe predominam; o som da bateria acompanha e marca o ritmo de forma agressiva, dando lugar a guitarras com alta distorção e uma voz que acompanha e promove uma mensagem poderosa através dos guturais e de um shriek estrondoso, que sem dúvida transmite uma mensagem de poder e descontentamento em relação à situação política e cultural atual de seu país.
“Al Aqrab” o novo disco o novo álbum carregado de simbolismo anti-religioso
Atualmente, esta banda tem nove álbuns produzidos na Arábia Saudita pela Shaytan Productions e masterizados na Europa. Seu novo álbum será lançado em 9 de junho de 2024, intitulado “Al Aqrab“, que se traduz como “Prisão do Escorpião”, sendo este seu décimo disco; nele, será possível ouvir um som mais veloz, com altas frequências, maior nível nas guitarras e uma bateria forte com influências do Oriente Médio. Estará disponível em formato digital, LP e CD.
Desde as primeiras músicas do novo álbum “Al Aqrab”, estamos envolvidos num turbilhão de velocidade e fúria. As guitarras distorcidas atingem uma velocidade maior, criando um som forte, e a bateria martela com precisão, velocidade e contundência, indo para ritmos frenéticos característicos do black metal, que deixam um quadro aberto e criando uma fusão perfeita da composição dos sons dos instrumentos propriamente árabes e orientais.
“Al Aqrab” tem letras carrregadas de simbolismo anti-religioso, criando uma crítica à religião, as normas, crítica à ideologia teocrática e à luta pela liberdade de expressão, atraves de um som cru de Black Metal com influências de sons do Oriente Médio. As guitarras acompanham com distorções o forte som da percussão, e a voz gutural do vocal promove um mensajem de raiva, dor e desesperança por seu povo saudita. Os sons do Oriente Médio podem ser ouvidos no fundo de todas as suas canções, com instrumentos como: o Sagat, o Darbuka, o Oud, o Qanun e o Nay.
Neste décimo disco, serão apresentadas as seguintes nove faixas, com os títulos:
- Ardh Bela Sama (terra sem céu)
- Lisan Al Nar (A língua de fogo)
- Aqarib Al Petra (Os Escorpiões de Petra)
- Taht Al Jeld (Sob a bandeira)
- Al-Ghasasina (Os assassinos)
- Diar Al-Anbat (As Ruínas da Cidade)
- Abwab Edom (As portas de Edom)
- Al Jurm Al Madfoon (O crime enterrado)
- Tarjif. (Louvar)
Abaixo você pode ouvir e ver o material audiovisual da música “Lisan Al Nar” do novo disco de Al-Namrood no YouTube:
Nota del editor: 9.5/10