Avalanch a banda asturiana de metal progressivo formada por Alberto Rionda em 1993, anunciou em fevereiro de 2023 a saída do seu vocalista Alirio Netto, dando lugar a José Pardial como novo vocalista (que vimos em musicais como Peter Pan, We Love Queen ou como dançarina em Jesus Christ Superstar).

Também integram a banda: Nando Campos como baixista, Jorge Salán e o baixista Dirk Schlächter saindo da banda.

E como está o Avalanch?:

Voz: José Pardial. Guitarra: Alberto Rionda. Baixo: Nando Campos. Teclados: Manuel Ramil. Bateria: Mike Terrada.

É lógico que os fãs mais puristas do Avalanch olhem atentamente para o novo vocalista, mas com certeza darão a ele a oportunidade que ele merece, e para mim ele não tem nada a invejar de Alirio Netto.
Então vamos detalhar o novo álbum: “El Dilema de los Dioses” que foi colocado à venda no dia 21 de abril deste ano.

el dilema de los dioses
avalanch
Álbum produzido por Alberto Rionda nos Estudios Sanctuarium (Astúrias), os teclados de Manuel Ramil nos Tercera Planta Estudios da Corunha e o solo de Jorge Salán nos Studios de Madrid.
Setlist
  1. Expulsando A Mis Demonios
  2. Ceniza
  3. Cuatro Elementos
  4. Sonrisa De Un Ángel
  5. Sentido
  6. Confianza Ciega
  7. Horizonte Eterno
  8. Tumbas y Reyes
  9. El Dilema De Los Dioses
  10. Más Allá De Las Tinieblas
Começamos com “Expulsando a mis demonios”. Primeira das 10 músicas que compõem este novo álbum. Começa com um som que nos rodeia, que nos faz querer saber até onde irá esta música de quase 6 minutos. Com um som de guitarra muito potente de Rionda que, aliado às teclas de Ramil e à voz doce e bela de José Pardial, merecem aplausos.
E é que está tudo bem nessa música, um tema perfeito para se apaixonar pelo novo Avalanch.
Passamos para a segunda das músicas: “Ceniza”, para mim cai um pouco no início, mas só um pouco porque logo vemos a marca dos asturianos. Aqui a voz de Pardial é muito mais poderosa. Ah, e não podemos deixar de fazer menção especial ao solo que o ex-integrante Jorge Salán faz.
O seguinte, “Cuatro Elementos”, sem dúvida uma das melhores músicas, inclinando-se para um estilo hard rock mais oitentista que eu realmente não esperava encontrar, uma música um pouco distante da identidade do Avalanch. Podemos diferenciar bem cada instrumento e isso é muito bom, embora a verdade é que a banda aqui tocou um pouco com aquele riff de Hard rock, algo que a maioria dos fãs do Avalanch podem não gostar, mas que com certeza vai matá-los. aquele refrão bem elaborado.
A quarta das músicas, “Sonrisa de un Ángel”  nos leva a um power metal melódico. O começo pode ser um pouco lento, você pode pensar “não vou gostar desse” mas é verdade que assim que você ouve o refrão……ele te dá uma dose de energia.
Passamos a “Sentido”,  a balada do álbum, uma música quente, lenta e com uma letra linda, prefiro essa parte: sei que tenho que sofrer. E não me arrependo de ter vivido. Apenas um suspiro com você. e a vida tem sentido.
A sexta das músicas “Confianza Ciega”  por vezes evoca o Power Metal, em que Isra Ramos, ex-vocalista da banda, canta junto com José Pardial. E embora suas vozes sejam perceptíveis individualmente, eles fazem uma fusão muito interessante que funciona perfeitamente.
“Horizonte Eterno”, começa com um riff de guitarra que com certeza ninguém esperava, uma das músicas mais intensas.
E que começo “Tumbas y Reyes” aqueles toques mais moçárabes que considero perfeitos e que certamente não passarão despercebidos. Vemos que é um tema mais pesado quando, entre outras coisas, Pardial faz os guturais. Menção especial ao refrão e solo de guitarra.
Chegamos ao título que dá nome ao álbum, que é um exemplo claro de como funciona bem a lenta fusão de instrumentos.
Por fim, a música que fecha este novo álbum , “Más Allá De Las Tinieblas”, lento, delicado e emocionante com um violão é o toque final perfeito para encerrar este álbum.
Em suma, podemos perceber como se trata de um álbum que lembra muito mais o rock e o metal, mas que não se afasta da identidade do Avalanch e que o Pardial tem sabido defender na perfeição, um álbum de sucesso para esta nova fase da música asturiana. grupo.

 

Nota del autor: 8/10
Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.