Círculos desesperados não foram suficientes para conter a brutalidade sonora holandesa do Insurrection. A banda desponta nesse começo de 2025 com o relançamento Exiled To Earth Bonus MC pela Tunnelgeur Records, o álbum que conta com 7 faixas, onde 4 são insanamente tocadas ao vivo e o disco bônus que conta também com 7 faixas tocada no formato 8bits.

Melodicamente o álbum se destaca de forma positiva em praticamente todas as faixas, se apresenta consistente e conduz o ouvinte a balançar a cabeça e sair quebrando tudo, com riffs muito bem tocados; a sonoridade se apresenta bem limpa para um álbum de Death/Thrash, não que isso seja um problema, apenas um detalhe, a execução profissional é abrilhantada com trechos de teclado que criam uma atmosfera densa e assertiva a fim de ampliar o misto de sensações que a narrativa lírica de cada faixa necessita. É um álbum que sugiro ouvir repetidas vezes a fim de se dedicar a elementos separados, exemplo, tente a audição buscando apenas o background, uma outra vez dedique-se apenas a bateria, e assim por diante, está tudo lá, é harmônico, é circular e se permite casar ao vocal agressivamente grave em determinados momentos bem como desesperadamente agudo em outros.

“Hopeless World Below” é a abre-alas que explora o quão complexa a mente humana se apresenta em momentos de crise, percebe-se um eu lírico desesperado a busca de um sentido, além da necessidade de recuperar o controle da sua vida, é perceptível um lampejo de resiliência mas a experiência da dor emocional parece ser mais forte, trechos como “See myself in misery I’m grasping for a touch of hope…”  demonstram isso. Eu adorei isso aqui!   


A porradaria estanca mesmo é na “End of Honesty” (eu queria muito ver essa ao vivo!)…


…pois demonstra a revolta contra personas que criam versões falsas de si mesmas para sobreviver socialmente e nesse ponto nota-se o avanço narrativo que a banda adotou ao compor o álbum, uma vez que exatamente como na faixa anterior, a música se apresenta com o mesmo tom introspectivo e de batalha interna mas aqui amplia o leque para a coexistência, um chamado a sociedade para ser mais autêntica, menos hipócrita e combativa.

In Terram Extorres, aqui eu farei um adendo as faixas 8bits, é uma faixa instrumental carregada de nostalgia e referência, talvez somente os mais nerds ou saudosistas da ficção científica irão perceber… eu tive um lampejo que me transportou diretamente a minha adolescência ao  ouvir essa faixa, mais precisamente quando surge do absoluto nada a voz da Dra. Dana Katherine Scully com o seu monólogo do episódio “Biogenesis” de Arquivo-X… aqui eu desabei…

“it began with an act of supreme violence, a big bang expanding ever outward cosmos, born of matter and gas matter and gas…”

…os caras me forneceram uma máquina do tempo que só eu sei o que senti na hora… adicione esse misto de sensações ao disco bônus com as faixas em 8bits e tenha uma overdose de nostalgia, um verdadeiro presentes para os amantes de Sci-fi, Games, Cultura Nerd e afins…

O que nos coloca diante da faixa mais agressiva e melódica do álbum na minha opinião, o final do álbum, pra mim, que se dá do início da In Terram Extorres + Crimson Skies é o amarrar perfeito desse que se apresenta como um álbum incrível do Insurrection!

Faixa Forte que expressa indignação diante das opressões e mazelas sociais, bem como a violência, fome, miséria e imputa um chamado a resistência e luta por liberdade…



percebam que o álbum começa narrativamente sem esperanças, busca o coletivo, reflete sobre sua existência e se arma ideologicamente para manter sua sobrevivência. Na minha humilde opinião, um petardo, agressivo, melódico, bem executado e com um toque de nostalgia. Um escuta obrigatória para quem curte o gênero e  aprecia a boa música. 

A Art Cover do álbum nos dá uma pista sobre o eu lírico da obra, num ambiente distópico, destruído e corrompido pelo mal, chamas e fuligem, mas olhando pra frente. É uma linda arte. Eu confesso que fiquei muito surpreso a medida que o álbum ia sendo introjetado na minha mente e ao ouvi-los ao vivo tive a certeza que preciso ir no show desses caras! 

Mais sobre a banda voce pode encontrar aqui:
Facebook
Instagram
Bandcamp
Youtube
Spotify
Apple Music
Deezer
Tunnelgeur Facebook Label 

Quatro Caveiras…
💀💀💀💀

Nota 9,0!

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.