A Música Urbana é uma loja de discos, livros e itens da cultura alternativa, que funciona desde 1998 no Centro de João Pessoa, Paraíba. À frente dela está o proprietário Robério Rodrigues de Almeida, que vem há 25 anos mantendo a venda de relíquias do Hardcore, Punkrock, Metal, entre outros subgêneros do Rock, do Blues, Jazz, MPB e vários estilos da música de qualidade, para o público pessoense.
A loja já passou por muitas dificuldades, como as mudanças nos produtos culturais e o aparecimento das mídias digitais, como o mp3 nos anos 2000, que ameaçavam as vendas dos cds e vinis, mas a qualidade incontestável do produto físico fez o estabelecimento seguir forte até hoje. Outra fase difícil foi durante a pandemia, mas o apoio dos clientes fiéis e do público da cena alternativa não deixou a MU se abalar tanto.
Desde 98, o lugar tem sido um ponto de encontro para os fãs da boa música, que aos poucos foram se reunindo com músicos locais e criaram o Beco Underground, como ficou conhecido o evento onde se apresentam bandas da cena local, nas tardes de Sábado, em frente à loja.
Dia 20 de Janeiro, tocaram na Música Urbana, as bandas Headspawn e Dead Nomads, com muito doom metal, hardcore e punkrock. O calor escaldante daquela tarde não foi suficiente para deixar o público parado, porque o som era muito mais forte. O público do evento, que vem acompanhando a loja desde o início, vem crescendo com as novas gerações e nesse dia não foi diferente. Se reuniram pessoas das mais variadas idades, estilos e classes sociais para curtir música e se divertir. Também esteve presente a cervejaria artesanal Bucho de Sapo, com seu chopp geladíssimo, pra refrescar a galera. E o que vimos foi uma verdadeira celebração da música pesada e da cultura underground, que lotou completamente o beco, com uma galera que pogou muito, se jogou no mosh e bateu cabeça freneticamente.
Como o Underground precisa de muita resistência para sobreviver em meio à máquina cultural financiada pelas secretarias municipais e estaduais, que promovem apenas o que é “mais visto”, podemos dizer que a MU é um símbolo da luta de uma cena independente, que não busca apoio público para continuar em pé, mas tem a força dos próprios organizadores, músicos locais e fãs que contribuem para manter essa cultura viva. Lugares assim precisam ser enaltecidos pela sua relevância histórica e cultural. Com isso, desejamos longa vida à Música Urbana e o movimento Underground Paraibano. Que sigam adiante!
Fotos do evento: