O México é conhecido por ser um dos países de onde vêm mais bandas de metal internacionais. Este ano o festival que nasceu no Chile, The Metal Fest, chega ao país, após versões passadas de sucesso em seu país natal e no Equador.
No entanto, surge num momento difícil, onde a organização de concertos de diferentes dimensões tem aumentado; porém, a logística deixou muito a desejar. Na verdade, o promotor do The Metal Fest México empreendeu este projeto após se separar de outro festival mexicano, o Mexico Metal Fest.
O festival terá apenas um dia com 8 bandas clássicas de diferentes gêneros, mas também haverá uma grande “pré-festa” no dia anterior, que parecerá o primeiro dia do festival, onde o grindcore será a componente principal. Talvez essa estrutura se deva a uma correria na organização, mas é uma proposta interessante.
Tem ocorrido alguma competição suja, aparentemente como resultado da separação do outro festival, o exemplo mais notável é que há algumas semanas foram colocados falsos cartazes anunciando o cancelamento do The Metal Fest Mexico.
De qualquer forma, o público reagiu positivamente a este novo festival e espera-se um bom evento. Tudo começará com um evento de ativação com bandas locais, várias delas com temas cósmicos, no dia 24 de março.