Por Panda Reis
Sinto muito … que a tonalidade da cor da minha pele te incomode tanto, sinto muito que o crespo dos meus cabelos não te agrada, sinto muito que a grossura dos meus lábios não te atraem, sinto muito que a minha cultura não te seduz, sinto muito que o tempero das nossas comidas não seja de teu agrado … sinto muito.
Sinto muito pela sua falta de inteligência e interesse em estudar a história de toda uma etnia, e simplesmente, rasteiramente, acreditar e difundir pensamentos retrógados e ultrapassados demais, pensamentos esses criados falaciosamente e maquiavelicamente para justificar e manter uma dominação física (territorial) e psicológica (cultura), estamos falando de manipulações e alterações históricas, apropriações injustas e ilegais de tecnologias, culturas, arquitetura, medicina e filosofia. E aqui não dá para poupar críticas a todas as esferas da sociedade global envolvidas, não dá para negar a culpa que todos tiveram nessa construção ideológica “racial” , que depreciando uma etnia , se justifica a dominação, falo da Igreja Católica ( os Papas seus maiores responsáveis na questão religiosa ), da política comercial mercantilista e expansionista , das 13 nações imperialistas que simplesmente destroçaram todo o continente Africano , dos comerciantes ( o embrião do que seria a futura burguesia ) , e de todo um sistema Europeu escravagista, e de toda sua metodologia e arquitetura em moldar todo o globo com a nova ordem mundial. Todos têm culpa, todos tem as mãos e as almas sujas de sangue.
Sinto muito que eles tenham invadido nossas praias com a intenção de nos trair … sim eu disse nos trair, ou você acha que a África era desconhecida dos europeus? Nem precisaria apresentar documentos históricos antigos que citam e tem registros sobre comércios e interações com diversos povos africanos, basta olharem o mapa mundi e analisem a distância do continente com a África, com o Mediterrâneo e com o Oriente Médio , vocês acreditam mesmo que tamanha extensão de terras e uma quantidade de pessoas morando naquele território , seriam totalmente desconhecidos ? Claro que muito sabem disso ou até supunham, mas a história imperialista criada por eles, fez parecer que o continente era invisível até então, e o pior, eles fazem parecer que só tinham selvagens e índios que permaneciam na idade da pedra, e você acreditou.
Sinto muito que tenham nos trazidos acorrentados e escravizados pelo seu capital e ganância europeia, e mesmo tentativa após tentativa de nos exterminar, ainda continuamos por aqui e mais ainda, com metade ( ou mais ) da população desse País, e mesmo assim nos discriminam e nos odeiam como se a culpa da decadência ocidental ( capitalista ), seja culpa da nossa presença ou da diáspora que meu povo ainda é obrigado a passar, seja ela interna ou externa e mesmo sendo os maiores sofredores com isso, sua mediocridade humana, faz seu racismo esquecer que tudo que foi construído em seu mundo tem suor e sangue negro e o que vocês destruíram ou profanaram, só tem mãos brancas , europeias e elitistas.
Sinto muito se ainda estamos aqui, se nossa arte, nossa música, nossa cultura e até crença, tenha moldado e mudado seu mundo de uma maneira que até nossa melanina te incomoda de tal maneira que ela incomodava seu tataravô e nós fez provar do seu racismo e genocídio punitivo por termos sidos escravizados para a solidificação do seu capitalismo excludente.
Sinto muito pela minha melanina, sinto muito pelo seu ódio, sinto muito pelo seu rancor, sinto muito pelo seu racismo, sinto muito pelas suas políticas racistas e mantedora do capital nas mãos de pouquíssimos.
Sinto muito por vocês nos odiarem …sinto muito por eu não sentir esse mesmo sentimento por você (mesmo sendo compreensivo e aceitável, caso tivesse)
Sinto muito …