Hello headbangers, how are you?

Domingo, dia do passeio no parque, não me lembro exatamente qual foi o nome do festival, Rock no Parque ou Praça do Rock, mas me lembro bem da banda. Eu e meu brother Claudio Romano mais conhecido como Baixinho, íamos com nosso Tio Zinho aos festivais que aconteciam aos domingos pelos parques da cidade de São Paulo. Em uma destas edições nos deparamos com uma das bandas mais emblemáticas do Metal Nacional, Alta Tensão, o nome simplesmente chamou nossa atenção, ficamos empolgados e ansiosos para ver a apresentação. O show foi demais, as músicas pesadas, bem tocadas e compostas. O Alta Tensão nos impressionou tanto que passamos a acompanhar a banda quando eles estavam em São Paulo – SP, para apresentações. Ficamos tão fãs que na época lançamos um fanzine e a primeira entrevista que conseguirmos foi com a banda, através de uma carta que enviamos para Campo Grande – MS, cidade original da banda.

Em 1986, o Alta Tensão lança o álbum Portal do Inferno, um dos maiores registros do Metal Nacional, um disco excelente, todas as faixas são uma obra prima, a banda estava tocando e compondo muito bem. Comprei o vinil logo que foi lançado pelo selo Rock Brigade. Não gosto de comentar sobre a produção dos álbuns dos anos 80, pois na época não existiam recursos técnicos e financeiros suficientes para fazer um trabalho a altura do Heavy Metal Nacional. As bandas nacionais sempre foram esforçadas para concretizar seus sonhos e trabalhos, são verdadeiros guerreiros e heróis.

Vamos ao álbum:

Lado A:

Portal do Inferno, a faixa título do álbum apresenta o cartão de visita, que diz, hei Headbangers somos o Alta Tensão, de Campo Grande – MS, fazemos um som pesado, rápido e bem definido, a faixa e empolgante no melhor estilo do Metal, com um riff impactante e a bateria do Bosco e um caso a parte nesta banda, com muitas viradas e consistente. Não há que possa deter a vontade do mundo, não há quem possa manter este grito calado…, diz o refrão.

Silêncio, um verdadeiro clássico, um som cadenciado, melódico, harmônico e bem trabalhado, a letra e sensacional, um dos pontos fortes de todo o álbum. A introdução da música com um solo de guitarra profundo e arrepiante.

Cortina de Ferro, uma faixa vibrante que começa com a bateria, baixo bem marcante e guitarras criando um clima que nos remete as trilhas sonoras dos filmes sobre a guerra fria. Uma faixa rápida, com riff de guitarra destruidor. A linha de baixo e perfeita em todo o álbum.

Vamos ao próximo lado:

Lado B:

Chacal, uma faixa muito rápida, pesada e agressiva, a letra e espetácular e tem um trecho que pode chocar se você não estiver preparado, Chacal é como um suicida em busca da morte…. wow, muito forte.

Sacrifice, uma faixa composta em inglês, excepcional, a faixa e pesada e intensa e demonstra como a banda foi versátil cantando muito bem no inglês como no português.

Judas Iscariot, uma faixa rápida, pesada, com uma letra excelente que conta a história de Judas e toda a maldade que o mundo recebeu com seu ato de traição, uma música que resume muito bem quem foi Judas Iscariot.

Thanatous, uma faixa instrumental, na época as bandas sempre lançavam faixas instrumentais em seus álbuns e isso foi muito especial pois mostra toda a qualidade e perfeccionismo dos músicos.

Sou um grande fã do Metal Nacional, principalmente composto em português, pois cresci junto com estas bandas. Adoro bandas de Metal cantado em sua língua nativa. Gosto muito das bandas que cantavam em português, a maneira como as músicas são compostas são impressionante pois e preciso muito mais conhecimento e destreza para compor no estilo e adequar a métrica das letras na língua nativa ao Heavy Metal. Acredito que todas as bandas ao redor do mundo que não são originarias da língua inglesa deveriam de vez em quando lançar seus trabalhos na língua nativa, assim como faz o Moonspell, isso cria uma conexão muito forte com o público do seu próprio país.

See you, have a special life!!!

Ficha Técnica

Banda: Alta Tensão

Formação: Adilson C. Fernandes (Vocais), Edson C. David (Guitarra), João Bosco F. Melo (Bateria) e Edson Kid (Baixo)

Álbum: Portal do Inferno

Cover by: Rodval Matias

Released: 1987

Producer: Rock Brigade Records and Alta Tensão

Composer: All tracks are written by Alta Tensão

Record Company: Rock Brigade Records

Distribuição: Woodstock Discos

Nota: 10

Alta Tensão – Portal do Inferno – Cover and Turntable
Alta Tensão – Portal do Inferno – Cover 1
Alta Tensão – Portal do Inferno – Cover 2
Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.