Banda formada na Noruega em 1994 e vinha até então com o nome Mock. A banda sempre teve seus trabalhos muito bem feito e de muita qualidade. Eu tive a honra de poder entrevistar  essa grande banda e quem nos fala é o baixista da banda  Jon Bakker. Falamos um  pouco sobre a mais nova obra “Ofidians Manifest”  lançado esse ano em 2019! Confira.

 

01 – A banda Kampfar passou por um período complicado a ponto de ficarem por  um ano inteiro sem produzir nada. O álbum  Ofidians  Manifest  veio como um recado que a banda voltou de um mundo obscuro e veio como um desabafo em forma de musica ?

Jon Bakker – Precisávamos de um tempo para nos recuperar e refletir. Haveria outro álbum? Haveria outro show ao vivo? Um novo álbum precisaria ser diferente e um passo à frente do anterior. Depois de meses e meses sem contato entre os membros, Ole e Dolk se encontraram na cabana e ouviram alguns esboços. Havia muita raiva e frustração que precisavam surgir. No final, todos concordaram em puxar a carga para frente e dar tudo. Esse foi o nascimento do Ofidians Manifest!

02 –  A musica Ophidian é a única que está em inglês e a letra é muito forte e me parece muito pessoal, no clip vocês mostram um mundo obscuro, cheio de dor e agonia,  o que é o Ophidian?

Jon Bakker – Ophidian ou a versão nórdica Ofidian é o réptil tentando derrubá-lo. Simboliza a voz sombria que mentalmente o derrubará. O demônio no seu ombro e a força trabalhando para acabar com você. Esta é a manifestação da cobra.

03 – Como foi produzir  Ofidian Manifest depois de um longo período de pausa, você imaginava que voltaria a dar vida ao Kampfar?

Jon Bakker – O futuro de Kampfar poderia nos dois sentidos realmente. Dois anos atrás, não estávamos otimistas quanto ao caminho a seguir. Forças fortes trabalharam muito para acabar com a banda. Dito isto, todos sabíamos que Kampfar é mais do que um hobby. É uma maneira de viver e uma grande parte de quem somos. Ole estava trabalhando nas sombras, fazendo esboços e demos. Ele os apresentou para Dolk e a bola começou a rolar. Todos nós nos encontramos nas montanhas e discutimos o futuro. O resultado é Ofidians Manifest. Meses de trabalho duro, isolados nas montanhas.

04 – Eu li em uma entrevista que vocês trabalharam no Ofidians Manifest em meio a natureza. Como é essa ligação ? isso ajuda muito na criação das musicas do Kampfar?

Jon Bakker – Estar isolado na montanha era a única maneira de escrever este álbum. Precisávamos focar e trazer todos os demônios para fora e digitalizados. Longe das pessoas e inspirações improdutivas. Somos como irmãos que não precisam necessariamente ficar juntos fora da banda, mas quando nos encontramos, está tudo dentro!

05 – Recentemente a banda “Primordial” veio tocar aqui no Brasil pela primeira vez,  A banda Kampfar tem planos para uma tour mundial e até mesmo Sulamericana passando  por aqui? Como será os shows da banda para divulgar o Ofidians Manifest? 

 

 

Jon Bakker – Já discutimos sobre a  América do Sul muitas vezes. É apenas a falta de boas ofertas que nos afastou para sermos honestos. Quando o pacote turístico certo aparecer, estaremos nele!

 

06 –  Sobre a capa do disco, qual o simbolismo que carrega nela ? Ela remete um período de dificuldade que banda passou,  ou é mais pessoal?

Jon Bakker – A imagem da frente é uma pintura do pintor flamengo Peter Paul Rubens, mostrando a cabeça decepada da Medusa. Simboliza perfeitamente a manifestação do ofídio. É uma boa imagem do que passamos nos nossos tempos mais sombrios.

07 – O Ofidians para mim já nasceu clássico, de alguma forma esse trabalho  está relacionado uma historia que tem um começo , meio e fim? Ofidians pode ser relacionado a uma historia que tem fim ou irá continuar em um outro trabalho da banda?

Jon Bakker – Estou realmente feliz por você ouvir isso. Isso é totalmente o que é. Syndefall é o começo e The Sorte é o fim. Se é o álbum final do Kampfar, ninguém sabe, nem nós. Nós nunca faremos outro álbum a menos que tenhamos algo melhor e novo para oferecer.

 

08 – Para finalizar , deixe um recado   todos que acompanham a banda e suas considerações finais…

 

Jon Bakker – Estamos de volta! Que não haja dúvida sobre isso! E estamos com fome de mostrar do que somos feitos. Esperamos visitar o Brasil o mais rápido possível. Já é hora de conhecermos pessoas malucas. Para Ofidian !!!

– Kampfar –

Compra do cd no Brasil : https://www.mindscrape.net/produto/kampfar-ofidians-manifest-digipack-cd/

Website: http://www.kampfar.com

Facebook: https://www.facebook.com/kampfarofficial

Bandcamp: https://kampfarofnorway.bandcamp.com

Metal Archives: https://www.metal-archives.com/bands/…

Indie Recordings – Website: http://shop.indierecordings.no

Facebook: https://www.facebook.com/indierecordings

Bandcamp: https://indierecordings.bandcamp.com

Youtube: https://www.youtube.com/IndieRecNorway

 

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.