Mulheres em Cena está de volta e de cara nova e não podíamos começar de outra maneira do que trazer mulheres fortes da cena do underground para se juntar a nós. Eu tive o prazer de entrevistar a maravilhosa Fernanda Carrilho Gamarano mais conhecida com Fernanda DerBaum a artista multifacetada e uma das mentes criativas por trás  da Banda DerBaum. Com uma voz poderosa e uma presença de palco cativante Fernanda é conhecida por sua paixão pela musica e sua habilidade de transmitir emoção e através de suas performances. Além de sua contribuição como vocalista, Fernanda é envolvida no processo de composição e criação de musicas da banda. Sua energia e talento são elementos essenciais que ajudam a definir o som único e vibrante da DerBaum.

Fernanda que é natural de São Bernardo em São Paulo conta que a banda se  formou  em 2015 junto com tecladista Ian Veiga e foram acrescentando músicos ao longo dos anos e a banda conta hoje com a presença do baterista Cesar Neves. DerBaum (A Arvore em Alemão) hoje tem com 3 Álbuns já lançados e está em fase produção do 4º álbuns da banda que deve ser lançado até o final desse ano de 2024.

Perguntada sobre as influências no vocal da banda Fernanda diz “ Eu não sou a única vocalista da banda, fazemos dinâmica de troca de vocais e isso acaba influenciando um ao outro, e complementando o som que ali está sendo escutado e feito”  diz Fernanda, sobre o processo criativo da banda. Então vamos as perguntas que Fernanda respondeu com muito amor para gente.

Cultura em Peso: Quais os desafios específicos por ser uma vocalista de uma banda underground ?

Fernanda DerBaum: Acho que pelo fato de eu ser a única guitarrista na banda acaba que eu sinto muito mais pressão do que sendo a vocalista. Pelo menos da minha vivência com banda sempre é sentir muito mais na parte da guitarra.

Cultura em Peso: Qual é o seu ícone feminino que te inspira e te influencia a construir seus trabalhos?

Fernanda: Vixi!!! essa é difícil… tenho várias porém citarei algumas. Rita Lee, Madonna, Siouxsie, Cher, Joan Jett, Kate Bush e Lady Gaga e por aí vai :).

Cultura em Peso : Qual é a importância da representatividade feminina na indústria da música?

Fernanda: Ela é MUITOO importante! Sem representatividade não conquistamos nosso lugar de fala, de direitos, de seguir como quisermos ser! Sem ela ficamos sem luta, precisamos muito e cada vez mais da presença das mulheres não só na música mas em todo lugar! Representatividade é necessário!

Cultura em Peso: Como você vê o papel das mulheres na cena musical atualmente?

Fernanda:  Eu vejo que apesar de hoje as mulheres terem conquistado muito mais respeito e espaço na musica, ainda sim a luta é constante e precisamos sempre, o que as vezes é cansativo, mostrar nosso valor, nosso talento, muito mais vezes do que os homens, o esforço é em dobro! Mas sim vejo um crescimento bem legal e crescente na cena.

Cultura em Peso: De onde vem a inspiração para compor suas letras e como você reflete nas suas experiências como mulher ? 

Fernanda: Minha inspiração pra fazer música em geral, contando a letra, vem as vezes de sonhos, de músicas que eu gosto muito de ouvir que acabam me inspirando. Como eu reflito em minhas experiências? Faz mais de 10 anos de banda e passei por tanta coisa (boas e ruins) que hoje minha experiência, sendo mulher, vejo que colhi muitos frutos, mas ainda há um caminho árduo para continuar, passando por cima de preconceitos e dificuldades, mas sim me vejo muito mais madura, posso dizer que cresci muito nesse meio, e fico feliz por isso.

Cultura em Peso: Como equilibrar a carreira com outros aspectos da sua vida ?

Fernanda: Dando sempre, sempre, atenção a sua saúde mental. Aprendi com o tempo que nada vale a pena se você não estiver bem tanto fisicamente como mentalmente, ainda mais que descobri faz pouco tempo que tenho TDAH, então tenho administrado meu tempo, meus trabalhos com minha saúde. Assim consigo fluir melhor com a banda e com meus compromissos pessoais e trabalhos extras.

Cultura em Peso: Quais os planos futuros para a banda? Álbum novo , single.
Fernanda: Estamos em produção de novos singles que entraram em um novo álbum, que lançaremos, com videoclipes, ainda este ano 🙂

Cultura em Peso: Conte-nos uma história ou momento especial que você gostaria de compartilhar .

Fernanda: Tocamos no festival Araraquara Rock em 2023, e acho que foi um dos nossos melhores shows e público que já tivemos, se não foi o melhor. Mas o que mais me marcou nesse dia foi ver crianças, principalmente meninas, uma delas falou para a mãe que queria ser guitarrista e igual a mim quando crescesse, eu fiquei emocionada pois é para isso que eu faço música, para incentivar e influenciar crianças e mostrar que sim é possível seguir seu sonho!

Cultura em Peso:  Você sente alguma diferença na recepção da sua música por parte do público que em sua maioria é masculina em comparação com outras bandas ?

Fernanda: Sim eu sinto, apesar de dividir o palco ainda com dois homens, a gente sente sim. Vejo que temos um público bem diverso e fico feliz com isso!

Cultura em Peso :Como escolher a temática e mensagens que querem transmitir por meio da música?

Fernanda: A gente tenta não escolher e sim sentir a música, flui mais naturalmente do que pensar em algum tema para fazer o som. Se a gente achar que daquele jeito a mensagem ficou boa na música vamos deixar se não vamos mudar, tudo depende da composição e do momento que nós estamos. Depende do humor que estamos sentindo naquele determinado período ou situação.

Fernanda como mulher e vocalista em um mundo predominantemente masculino vem com alguns anos de carreira não apenas busca entreter , mas sim inspirar e transmitir mensagens significativas através da musica. Sempre envolvidas em projetos sociais em pró das mulheres Fernanda DerBaum vem atuando lindamente no cenário musical e deixando seu legado no mundo da musica e estabelecendo sua conexão com seu fãs e seguidores.  E para finalizar a musa deixa uma frase linda para nós mulheres que pensa em seguir carreira no cenario underground com um todo.

Um conselho é não desistir do seu sonho, sim o caminho não é fácil e nunca será, mas o prazer de fazer o que gosta não tem preço. Corra atrás e faça acontecer, sem pretensões, apenas pela música já vale a pena! Diz Fernanda.

Assistam os clipes da banda e se inscrevam no canal do Youtube
Canal do YouTube banda Derbaum
Insta DerBaum
Site official da Banda DerBaum

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.