O dia começou com um calor bastante abafado na cidade de León, que daria início a um fim de semana alucinante. Os primeiros fãs chegaram pontualmente à Velaria da Feira para aproveitar o dia inteiro da primeira edição do Candelabrum e, obviamente, apoiar o talento nacional. Já dentro do festival, as primeiras bandas começaram pontualmente. Durante essa parte do evento, tivemos a oportunidade de ver Vinnum Sabbathi e Nite dando o pontapé inicial.
Vinnum Sabbathi
A banda nacional de Doom Drone subiu ao palco com seu som característico, sempre bem–vindo, para enaltecer o metal nacional. A banda, por si só, conseguiu conquistar um lugar no coração dos fãs de doom como uma das favoritas da cena. Isso ficou evidente pela recepção que recebeu. Durante a apresentação, tivemos o prazer de ouvir faixas que já são clássicos (ou deveriam ser) do gênero, como “Sistema de Satelites Morelos”, cuja introdução é icônica. A banda destacou que está se preparando para uma nova turnê pela América do Sul e Europa em breve e que se orgulha de representar o metal mexicano no mundo. Desejamos muito sucesso a vocês daqui da CEP e esperamos encontrá-los por lá.
Nite

Não há muito a acrescentar sobre o poderio dessa banda. São poucas as bandas que conseguem combinar tão bem o black metal e o heavy metal sem fracassar na tentativa. Os músicos, originários da Baía de São Francisco, subiram ao palco do Candelabrun para mostrar que são mestres na fusão de gêneros. Assim, as atmosferas densas do black metal tomaram conta da Velaria do Velódromo, enquanto ouvíamos riffs, solos e vocais melódicos. A banda é muito acessível para quem está começando a descobrir o heavy metal ou o metal em geral. Desde o momento em que entraram, o clima mudou. O clima disparou com a melodia e o Heavy Metal, e também pela excelente atitude que a banda demonstrou no palco, sempre acessível e muito disposta a transmitir seu entusiasmo pelo projeto.
Spiritus Mortis

Após quinze minutos de montagem, a banda Spiritus Mortis subiu ao palco. Os cinco integrantes fizeram uma apresentação em ritmo acelerado, com solos de guitarra e bateria para introduzir as músicas que a banda tocou. A banda segue um estilo Doom com toques de Black Metal, combinando esses dois gêneros e criando uma proposta interessante que agradou aos ouvidos do público que, aos poucos, foi chegando.
A banda tocou cerca de meia dúzia de músicas, entre elas “The Man of Steel” e “Feast of the Lord”, com as quais prepararam o clima abissal para sua apresentação à medida que o dia avançava. A banda agradeceu o apoio dos presentes que chegaram cedo para poder assistir à apresentação. Esse grupo foi um dos primeiros a abrir a seção internacional, juntamente com o Nite.
Os finlandeses, que chegaram mais tarde, concederam-nos uma entrevista, na qual mencionaram que estavam emocionados com sua participação no festival, onde observaram uma excelente logística e trabalho. Além disso, estavam entusiasmados por tocar no México e comentaram que o país lhes parecera lindo, com muitas paisagens. Também falaram sobre seus projetos e próximos trabalhos, convidando a todos a ouvi-los e acompanhá-los.
Gehennah

Da distante Suécia, a banda Gehennah subiu ao palco para assumir o comando e dar início à festa, acender o mosh pit e deixar um sabor agradável na boca do público. Essa banda de thrash metal mudou completamente a forma como as bandas anteriores conduziram o dia, com riffs muito mais rápidos e agressivos, uma voz rouca que inspirava a beber cerveja ou jogá-la para o alto; qualquer opção parecia certa com essa banda.
Entre as músicas que tocaram estavam “Metal Police”, “Say Hello to Mister Fist” e “We Love Alcohol”, faixas que deixaram claro o que a banda queria no festival: perder o controle, levar a festa a outro nível e fazer o público se empolgar durante toda a apresentação. Depois de atingir o objetivo, a banda continuou com uma música atrás da outra, com uma energia impressionante, já que só paravam para respirar e seguir em frente.
No final da apresentação da banda, tivemos “Hardtocker” e “Piss Off, I’m Drinking”. Obviamente, o público queria mais e, por isso, mais uma música foi tocada: “Bulldozer”. O mosh continuava em ação, o som mudou, e foi aí que o tempo da banda no palco chegou ao fim, deixando a música incompleta, mas com os aplausos de todos os presentes. Uma apresentação muito boa que entra no top do dia.
Ved Buens Ende

A banda seguinte chegou com uma proposta de metal avant-garde. Vinda da fria Noruega, parecia que a banda se adaptou muito bem ao clima, que estava bastante quente. Esse grupo mudou o ritmo mais uma vez, já que seu estilo musical acalmou o ambiente, embora acreditemos que o público estivesse pronto para continuar girando nos circle pits e trocando porradas no estilo hardcore. Com a banda Ved Buens Ende, o doom e o black se harmonizaram em um estilo técnico e tranquilo.
Os músicos de Oslo começaram com “Coiled in Wings” e “I Sag for the Swans”, músicas executadas com uma técnica impecável. A banda veio para criar um clima sombrio e de grande qualidade no local, sem riffs barulhentos, sem gritos enlouquecedores, simplesmente com sua proposta, onde tons de jazz se misturam ao estilo hardcore. Essa banda se apresentou para ser ouvida com atenção, para que se prestasse atenção às letras e aos tons do além-túmulo.
No setlist dessa banda, também pudemos encontrar músicas como “Den saakaldte” e “The Plunderer”. Percebemos que, entre o público, havia pessoas que ficaram encantadas e entraram em transe com esse estilo tão peculiar, que claramente foi destinado aos ouvidos mais exigentes do local. Duas vozes em destaque: uma mais melódica e a outra mais rasgada e mortal, que impregnava o estilo Black Metal.
RAM

De Gotemburgo, na Suécia, a banda RAM deu início à sua apresentação pontualmente na hora marcada. Quatro integrantes de cabelos longos entraram no palco vestidos com jaquetas com tachas, cintos de metal, pulseiras e luvas, reacendendo a energia de todos com um toque de Heavy Metal clássico, com influências de Speed e Thrash Metal. A banda entrou no line-up do Candelabrum após um cancelamento, o que fez com que muitas pessoas considerassem essa decisão muito positiva. Acreditamos que tenha sido mesmo, pois muitos queriam ver essa banda no México e também no festival. Assim, os pedidos foram atendidos e a demanda foi satisfeita.
Com uma bateria potente que manteve o controle durante toda a apresentação, gerando um ritmo rápido e consistente, os riffs de guitarra eram eletrizantes e foram bem executados. A energia da banda não diminuiu nem um pouco, e músicas como “$10 Cowboy” e “The Hallelujah Trail” fizeram parte do repertório. Durante aproximadamente quarenta minutos, o estilo europeu único tomou conta da Velaria.
A energia que o RAM conseguiu criar não diminuiu mais, pois, a partir daí, todas as bandas que se apresentaram foram agressivas e arrasadoras. Enquanto o RAM continuava sua apresentação, fomos até a área de alimentação para conferir a oferta gastronômica da “Kermés” que havia sido organizada, onde encontramos esquites, tortas ahogadas e tacos de vários tipos, além de batatas fritas. Talvez tenha faltado o pozole e os tamalitos na hora do jantar, mas a comida estava bem boa e variada, embora talvez pudéssemos incluir alguma opção para veganos ou para quem não gosta de comida apimentada. De volta ao palco, a próxima banda invadiu o local. Tratava-se do Impaled.
Impaled

Uma das bandas mais furiosas da noite, com todo o estilo californiano: Impaled, uma banda de Death Metal e Goregrind, considerada uma das mais extremas do card do primeiro dia, que, ao subir ao palco, deixou claro seu estilo, sem piedade, com ataques violentos, vocais rasgados e podres, guitarras rápidas, um baixo alucinante, todos conduzidos por batidas de bateria duras e puras. A devastação começou de verdade, as batidas surgiram e os primeiros hematomas na área do mosh também. O circle pit da área geral foi o que mais impressionou durante os dois dias, pois a energia que se sentia ali era contagiante.
O Impaled começou com “Dead Inside” e “Trocar”. Logo nos primeiros acordes, percebemos que o show seria agressivo. Um dos guitarristas usava uma camiseta da Greta, do Gremlins, o que dava um toque especial à sua essência, enquanto os demais também exibiam estilos mais sérios de metaleiros: calça preta e camiseta com alguma frase.
Foi uma das apresentações que mais agradou pela agressividade da música e das letras. Os californianos encerraram com “Up the Dose”, levando cada instrumento ao limite com a energia com que tocavam. No final, a banda agradeceu a dedicação do público.
Solitude Aeturnus

A banda que seguiu no programa foi uma das mais potentes e duradouras do line-up: o Epic Doom Metal do Solitude Aeturnus. A banda começou com “Opaque Divinity” e “Haunting the Obscure”, uma demonstração de que os gêneros épicos também podem se adequar aos extremos. A única banda desse gênero no line-up, combinando o doom com aspectos mais saturados e técnicos. Uma voz limpa, em vez de uma voz rasgada, também faz a diferença nesse gênero. Achamos a voz muito boa, pois alcançava diferentes registros vocais.
Percebemos que a banda estava feliz, pois sorria o tempo todo, aproximando-se do público por meio de gestos, sorrisos e saudações, criando uma grande conexão. Talvez não tenha havido mosh pit, mas houve atenção e qualidade musical nessa apresentação. A essa altura, o sol já havia se posto completamente e o clima começava a ficar mais agradável para todos, inclusive para a banda, que continuou com faixas como “Phantoms” e “The 9th Day: Awakening” — músicas longas, harmônicas, épicas e com toques de doom nas guitarras e no ritmo, que era lento.
No final, a banda encerrou com “Seeds of the Desolate”, uma música com cerca de seis minutos de duração, com uma voz tranquila que se torna enérgica em vários momentos da faixa, explorando o estilo hardcore e extremo. Uma banda que ajudou o público a respirar fundo, se hidratar bem e se recuperar dos golpes sofridos em todos os tipos de mosh pit que encontramos. Em seguida, a banda deu lugar ao Revenge.
Revenge

A apresentação mais extrema da noite ficou por conta dos canadenses do Revenge, a única banda de War Metal no line-up do Candelabrum — pelo menos classificada como tal. A banda mantém influências claras do gênero extremo, transformando sua música em um verdadeiro massacre para os ouvidos de quem não está acostumado a esse estilo. A banda chegou e fez o local tremer; não havia lugar seguro para a apresentação desse grupo, que manteve todo mundo no limite: muito headbanging, muito mosh pit e circle pit.
Uma bateria e guitarras extremamente saturadas fizeram com que o céu ficasse tão nublado quanto possível. O abismo estava aberto e os responsáveis por fechá-lo não estavam dispostos a fazê-lo; pelo contrário, à medida que a apresentação se prolongava, a chuva começou a cair com uma força estrondosa. Trovões e relâmpagos também apareceram no momento final da apresentação, criando uma atmosfera bela e, ao mesmo tempo, sinistra.
O Revenge conduziu o navio da desolação por todo o abismo, a crueldade e a brutalidade com o estilo único do War Metal. Cada faixa era mais agressiva que a anterior; crânios e repúdio eram o que imperavam enquanto o Revenge causava um verdadeiro massacre na Velaria. No final, uma pausa na música encerrou a belíssima apresentação. Todos sabiam que a banda estava terminando sua apresentação, mas não tinham certeza se aguentariam mais três bandas, mesmo naquele ritmo.
O Revenge acelerou o ritmo de todos e, no inferno, a chuva continuava, somada a um aviso de atraso para a próxima banda, já que a tempestade elétrica que surgiu era preocupante. A água começou a inundar algumas áreas do recinto, mas nada com que se preocupar. Assim, passaram–se cerca de vinte minutos até que o festival voltasse a funcionar. A vez de uma das bandas mais esperadas estava prestes a começar: Lifelover.
Lifelover

A banda Lifelover… Uma banda de Estocolmo, com a participação de um músico mexicano entre seus integrantes, que se reúne a cada alguns anos para comemorar algum evento importante. Nesta ocasião, o Candelabrum conseguiu agendar um show com eles, um evento que deixaria muitos fãs sem palavras, incluindo nós, redatores. A banda, liderada por Kim Carlsson, subiu ao palco após a chuva, quando o abismo apresentava seu maior desafio. O resultado de sua apresentação: a melhor do primeiro dia ou, pelo menos, entre as melhores.
O Lifelover hipnotizou o público, construiu o clima com sua música e deixou o local em desolação no final. Com um total de aproximadamente uma dúzia de músicas e uma apresentação de quase uma hora, canções como “Shallow”, “Cancertid” e “Lethargy” abriram caminho para a zona mais profunda e sombria, um caminho que poucos percorrem e no qual a banda é especialista. Por meio de sons de guitarra rasgados, uma performance que causa arrepios e uma essência que poucas bandas possuem.
As cordas cumpriam seu papel, notas bem afinadas, uma bateria no tempo certo que controlava o ritmo junto com o baixo e um vocalista que sentia cada letra de suas canções como ninguém mais. Isso nos levou a “Museum of Past Affections” e “I Love (To Hurt) You”. O público, fiel ao ritmo, demonstrou sua emoção com essa apresentação, apreciando as notas e se identificando com os sentimentos que elas despertam. “Brand” rompeu com a tranquilidade, um ritmo mais rápido e voraz que conduziu ao fim da apresentação com “Välkommen Till Pulvercity”, música com uma letra que toca o coração e, acima de tudo, lembra as vozes na cabeça que muitas pessoas controlam dia após dia. O Lifelover compreende esses sentimentos, os propaga para gerar catarse e impedir que eles consumam o indivíduo. No final, tudo parecia terminar no tempo certo, mas abriu-se uma brecha para a banda. Nesse breve intervalo, “Mitt Öppna Öga” encerrou a apresentação. Vimos os músicos agradecidos, o vocalista e nosso compatriota felizes, deixando um belo sabor na boca.
O Lifelover conseguiu: se apresentou no México. O futuro dirá se voltaremos a ver essa banda ou não, mas, neste momento, podemos afirmar que o show dos suecos foi incrível.
Bloodbath

O fim do dia se aproximava; pouco depois das 22h20, a banda Bloodbath começou a tocar, o inferno se desencadeou, as luzes azuis e roxas se transformaram em vermelhas e laranjas, as chamas do inferno se intensificaram e o caos tomou conta do local. Com quase uma dúzia de músicas, entre as quais se destacam “So You Die”, “Breeding Death” e “Soul Evisceration”, que abriram o show dessa força destrutiva.
Uma banda segura de si, especialista em Death Metal e sediada no mesmo país que seus compatriotas do Lifelover. A banda nos deu a oportunidade de testemunhar os dois extremos: por um lado, o black metal; por outro, o death metal. Essa banda é conhecida por seu som potente e sua voz icônica, que se assemelha a um demônio proferindo sentenças no abismo infernal. Foi assim que se sentiu em cada seção do local. Nesse momento, o mosh pit não parou até o final.
A banda sueca deixou todos os presentes em polvorosa. Músicas como “Cancer of the Soul”, “Brave New Hell” e “Mock the Cross” concretizaram a agressividade e o motivo pelo qual a banda se apresentou no Candelabrum Metal Fest. Como abertura do encerramento, antes da atração principal, o Bloodbath nos encantou com seu death metal técnico, bem lapidado e amadurecido ao longo dos anos.
No final, as músicas “Cry My Name” e “Eaten” foram responsáveis por encerrar o show com chave de ouro. A essa altura do show, muitas pessoas da plateia já estavam fora de si, exaustas e com as últimas forças, prontas para o que viria com o encerramento.
Destruction

O encerramento ficou por conta dos alemães, a banda Destruction, um dos quatro grandes do Big Four alemão. Os teutões não tiveram piedade alguma e fizeram as coisas como só eles sabem: controle, mosh, energia, agressividade, velocidade, tudo em um só lugar. Ao fundo, banners do “Infernal Overkill”, álbum lançado em 1985, um dos mais importantes da banda, com destaque para a turnê “Total Thrash Assault”, onde encontramos músicas magníficas como “Death Trap” ou “Tormentor”. Essa última música começou com uma bateria destrutiva, para dar o tom às guitarras e fazer o público girar de um lado para o outro ao ritmo das guitarras.
O Destruction é uma banda importante que teve a honra de encerrar o primeiro dia do Candelabrum Metal Fest. Mostrou por que é considerada uma das Big Four alemãs. Seu estilo de thrash metal fez as cabeças voarem, sacudiu crânios, distribuiu golpes para todo mundo e se tornou uma apresentação estelar sem igual. A apresentação continuou com “Tormentor”, “Bestial Invasion” e “Antichrist”.
Um circle pit na área geral que não parou desde o início até o fim da apresentação. O público, feliz em liberar energia por meio desse estilo de devastação, o Candelabrum não decepcionou com essa atração principal, transformando o primeiro dia de atividades em algo absolutamente grandioso. No final do show, foram tocadas: “Nailed to the Cross”, “Thrash ‘Til Death” e a nova música da banda, a homônima “Destruction”, que nos mostra toda a essência dos teutões: um thrash agressivo, com riffs pesados, coordenação e perfeição. O Destruction subiu ao pedestal, pois não só sabe tocar música extrema, como também controla o público com seus ritmos.
O encerramento foi perfeito para uma música que certamente permanecerá no repertório da banda por décadas. Assim terminou o primeiro dia de atividades em León, GTO. Uma mistura de Death, Doom e Black em um único lugar, um público satisfeito e agradecido, pronto para um segundo dia, sobre o qual falaremos mais tarde. Vida longa ao volume brutal.
Photos. Afrika Balboa. (@afrika.balboa)
Review. Ubaldo Garcia. (@photohorus)


