“Onda de calor na Europa enquanto os The Hives estão em tour? Coincidência, nós achamos que não!” – gracejou Pelle Almqvist.

Foi de facto com uma noite quente que recebemos no Cineteatro Capitólio duas bandas de paragens bem mais frias trazidas pela Prime Artists, os suecos The Hives e as irmãs Bratakus vindas das terras altas da Escócia.

Bratakus | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

Foram a escolha dos The Hives para os acompanhar nesta tour europeia, e depois do que vimos temos que concordar que foi uma escolha acertada. As Bratakus apresentam-se como um duo, cheias de energia e atitude desfazendo ainda mais o mito da fragilidade feminina no mundo da musica. O seu punk rock inspirado pelo Riot Grrrl é rápido e mordaz no seu conteúdo e temas como “Real Men Eat Meat” é um dos exemplos desse sarcasmo. “No More Love Songs” do álbum Target Grrrl de 2017 é mais um dos temas que espelham a rebeldia das Bratukus, soando este tema particularmente bratty! E foi com 10 temas tocados em cerca de 30 minutos que as irmãs Breagha e Onnagh Cuinn conquistaram o publico presente no Capitólio, este foi de tal forma caloroso durante toda a sua atuação que ficou bem patente a vontade em voltar por parte das escocesas.

 

Bratakus | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

Setlist

Final Girls
Real Men Eat Meat
Turnstile
Hypocritical
No More Love Songs
The Half Woman
The Hearse Song
I Know Nothing
High Headed Woman
Cut Us Down to Size

 

 

 

E foi ao som da “Marcha Fúnebre” de Chopin que apropriadamente entrou em cena o “Champagne das bandas” (titulo pomposo escolhido pelos próprios) The Hives! Esta encenação inicial remete para o nome do recém lançado álbum The Death of Randy Fitzsimmons que está a ser promovido nesta tour. Foi garantidamente o único momento de pesar da noite, porque o que estava guardado para o resto da noite foi uma festa de proporções épicas protagonizado por uma das melhores bandas que se podem ver ao vivo!

The Hives | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

“Bogus Operandi” abre o novo disco e abriu também a atuação dos suecos no Capitólio. Apesar de lançado muito recentemente, os fãs da banda mostraram saber bem as letras das novas músicas entoando os refrões a plenos pulmões. A seguir a uma música nova dois clássicos da banda “Main Offender” do álbum Veni Vidi Vicious e “Walk Idiot Walk” de Tyrannosaurus Hives elevaram ainda mais o ambiente de festa que já vinha desde o inicio. Foi durante “Good Samaritan” que aconteceu o habitual momento de freezing durante o qual todos os elementos da banda se mantêm imoveis, quem já teve oportunidade de os ver não estranha, quem é estreante não fica indiferente a este stunt!

The Hives | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

“Go Right Ahead” e “Hate to Say I Told You So” originaram mais dois pontos altos da atuação (embora muito honestamente seja difícil encontrar pontos baixos neste concerto) com o publico novamente a cantar em uníssono com a banda, dando origem também a algum crowd surf. “Trapdoor Solution”, “Smoke & Mirrors” e “Countdown to Shutdown” representariam ainda o recém lançado disco. Para o final, como encore após o frontman Pelle Almqvist gracejar em como iriam fingir sair de palco para os chamar-mos novamente para mais dois temas, que seriam o repetitivo mas orelhudo “Come On!” e aquele que talvez seja um dos maiores êxitos da banda “Tick Tick Boom”. Durante o qual foi pedido ao publico que se sentasse enquanto permanecia em silêncio, para segundos depois saltarem em êxtase com o retomar da música!

The Hives | Photo @aliveandclikin – @culturaempeso

Setlist

Bogus Operandi
Main Offender
Walk Idiot Walk
Rigor Mortis Radio
Good Samaritan
Go Right Ahead
Stick Up
Hate to Say I Told You So
Trapdoor Solution
I’m Alive
Smoke & Mirrors
See Through Head
Countdown to Shutdown
Come On!
Tick Tick Boom

 

Foi desta forma bombástica que nos despedimos dos The Hives que bem poderiam voltar já para a semana que esgotavam novamente o Capitólio, até porque pouco mais de um mês tinha passado desde que cá estiveram para o MEO Kalorama e ainda assim esgotaram uma sala com apenas um mês de divulgação da sua vinda.

The Hives have spoken!”

 

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.