Sexta-feira à noite, 24 de maio de 2024, na antiga mina Ignacy em Rybnik, três bandas dividiram o palco em frente ao poço Kościuszki. “Vermona Kids” foi a atração principal com “Balkon” como banda de apoio e acompanhada pela banda local “Rewounded”.

O local, o salão ao redor do elevador do antigo poço da mina, foi remodelado para ter uma exposição na parte de trás com um plano aberto e vídeos educacionais na frente, divididos pelo poço do elevador. No local, não havia serviço de catering, exceto por duas máquinas de venda automática no hall de entrada. Era permitido trazer bebidas privadas para a sala onde os concertos ocorreram. A capacidade total permitida seria em torno de 100 pessoas, levando em conta a segurança contra incêndio. No concerto, uma estimativa aproximada seria a presença de cerca de três quartos da capacidade máxima. Perto da entrada, foi criado um pequeno espaço para todas as bandas venderem alguns de seus produtos. “Vermona Kids” exibiu algumas camisetas, CDs e Vinis. Balkon” tinha algumas camisetas e demos assinados do primeiro álbum que estão trabalhando. Nenhum produto estava presente da banda “Rewounded“.

Photo @bearded_misio

As portas abriram às 18:00 e “Rewounded” subiu ao palco às 18:30. A jovem banda local tinha uma setlist de seis músicas preparada que durou cerca de 45 minutos. As músicas eram todas de autoria própria e trazidas com a energia que a geração mais velha lembrará de bandas de grunge e punk como Nirvana e The Exploited. O estilo, no entanto, poderia dar muito mais a vibe de The Velvet Underground. Esses caras vieram com uma missão e a executaram perfeitamente; tocar música pesada e alta. O som de guitarras distorcidas, linhas de baixo pesadas e baterias fortes às vezes sobrepujavam os vocais. Apesar disso, a banda mostrou que, apesar de sua idade e tempo na cena (desde 2020), eles estão bem cientes de como trazer a vibe original do noise rock. Enquanto a sala ainda estava se enchendo, na metade da setlist, o aumento no número de espectadores deu um impulso extra e eles encontraram um botão mágico para aumentar o volume de 10 para 11 até o final, onde terminaram como qualquer banda adequada em seu gênero faria, destruindo completamente. Isso elevou o nível para a noite só melhorar a partir daí.

Photo @bearded_misio

Após uma rápida troca de partes da bateria, guitarras e configurações de amplificadores por volta das 19:30, o palco foi tomado pela formação de Katowice/Bielsko-Biała, “Balkon”. O estilo, pós-punk, pode ser um pouco menos hardcore, mas a forma como é executado diz muito sobre a paixão da formação de três integrantes. Uma setlist de dez músicas com algumas de suas conhecidas músicas “Wstyd” e “Broń” foi tocada em um set de quase 50 minutos. Desde a primeira música ficou claro que os homens levavam o negócio a sério. O baterista Martin em plena concentração, Jakub cheio de energia incapaz de ficar parado por mais de um segundo e o frontman Michał pronto para expor todas as suas emoções através da guitarra e da voz. A energia de Jakub no baixo era contagiante e a multidão estava se movendo junto ao longo do set. A banda soou harmônica, e os temas abordados nas músicas, cantadas por Michał, foram sentidos, pois podem ser relacionados por todas as idades.

Photo @bearded_misio

Finalmente, “Vermona Kids” entrou em cena às 20:30. Com uma setlist de 10 músicas e uma hora de tempo de apresentação, eles foram a atração principal da noite. Com três álbuns lançados, eles criaram seu som. Uma mistura de Emo, Punk e Indie, com inspiração tirada, entre outros, de Sonic Youth e Sunny Day Real Estate. Durante o concerto, tocaram alguns de seus trabalhos mais antigos, misturados com seu último lançamento e alguns trabalhos futuros. Enquanto tudo parecia ótimo, a banda estava se divertindo e assim como o público, um pequeno desastre aconteceu quando a guitarra de Bartek, guitarra principal e vocais, decidiu não produzir mais som. Enquanto resolviam os problemas técnicos, o resto da banda iniciou uma pequena sessão de improviso para não ficarem em silêncio. Guitarra de substituição plugada, a banda continuou, reprisando a música perdida como seu bis.

Às 21:30 o show acabou, as bandas fizeram uma sessão de autógrafos, assinaram alguns produtos vendidos e limparam o espaço para seguir para o próximo concerto.

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.