O novo ano aproxima-se a passos largos, e com ele a primeira edição do antigo Xapada na Tromba, sob o nome de Xapada Fest. Nos dias 19 e 20 de janeiro de 2024, vão passar pelo palco do RCA Club, em Lisboa, diversos nomes de peso, de entre os quais se destaca Anaal Nathrakh.

A banda britânica de metal extremo irá pisar o solo luso após passar, durante 2023, por alguns festivais de renome, como o Tolminator Metal Fest (Eslovénia), o Brutal Assault (Chéquia) e o Damnation Festival (Inglaterra), percorrendo a sua discografia, desde o álbum de estreia “The Codex Necro”, de 2001, ao “Endarkenment”, de 2020.

Se é verdade que o mundo e a vida podem ser apaixonantes, também é verdade que sem reconhecer as guerras, os dramas, as misérias, as fatalidades, as adversidades, os contratempos, os desgostos, mais dificilmente valorizaríamos a magia com que podemos ser confrontados ao longo da nossa existência. Nesse sentido, os Anaal Nathrakh têm feito questão de ser a banda sonora do apocalipse, transmitindo através da sua música a essência do mal, ódio e violência.

Com um nome traduzido do irlandês como “bafo/respiração de serpente”, a banda apresenta uma admirável variedade de músicas com sonoridades tão pesadas como as suas letras. É o caso de “Hold Your Children Close and Pray for Oblivion”, do álbum “The Whole of the Law”, de 2016, que sugere metaforicamente que a única forma de escapar aos horrores da realidade é abraçar os filhos e rezar pelo esquecimento ou aniquilação, pintando essa mensagem com uma sonoridade agressiva que combina sons distorcidos, rápidos e pesados, com elementos de black metal, grindcore, industrial e death metal, criando, de forma fenomenal, uma atmosfera de caos, descrença e desespero.

Além de imperdível, promete ser um dos concertos mais marcantes do festival.

Tickets: Xapada Fest

 

Facebook - Comente, participe. Lembre-se você é responsável pelo que diz.